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Por Lucia Camargo Nunes*

Fiat Strada, finalmente, com câmbio CVT


A picape mais vendida do Brasil vai receber câmbio automático. Antiga demanda, principalmente depois de sacramentar a versão mais espaçosa de cabine dupla, a Strada CVT será lançada no próximo dia 10.

Essa caixa será associada ao motor 1.3, assim como no SUV Pulse, e poderá ter algum novo ajuste em potência e torque. O CVT simula 7 marchas.

Preços e versões só serão conhecidos dia 10, mas podemos calcular algo em torno de 5% a mais em relação à versão manual. Ou ainda até mais cara, se vier em uma configuração mais sofisticada do que a atual gama.

Hoje, os preços das versões da Strada com motor 1.3 e cabine dupla vão de R$ 98.990 a R$ 102.990.

Assim, será mais um duro golpe sobre a Volkswagen Saveiro, sua única concorrente atualmente. A picape da Fiat tem 80% desse segmento. Até novembro, foram emplacadas 100.041 Stradas versus 24.195 Saveiros.

Ranger é atualizada, mas só chega em 2023


A Ford apresentou na Austrália a nova geração da Ranger que será vendida em diversos mercados. Mas a picape comercializada no Brasil, fabricada na Argentina, só muda em 2023.

A nova Ranger ficará ainda maior que a atual, prometendo mais espaço interno e mais área de carga na caçamba. No visual, elementos que lembram a irmã maior F-150 e a menor, Maverick (que estreia no Brasil no início de 2022 para brigar com a Fiat Toro).

No renovado interior (com a direção na direita, como é vendida na Austrália), a Ford indica que quer cada vez mais aproximar o utilitário a um automóvel de passeio, com conforto e tecnologia. No painel, por exemplo, há um imenso multimídia de 12”.

Em motorização, uma das apostas é o V6 3.0 turbodiesel junto a um novo sistema de tração 4×4.

Citroën e Peugeot promovem entregas limpas e silenciosas


Enquanto o segmento de automóveis elétricos cresce lentamente, ainda em função do alto preço dos modelos, Citroën e Peugeot apostam no segmento dos comerciais leves ao lançarem os furgões elétricos e-Jumpy e e-Expert, respectivamente.

Ambos, importados da França, vão custar R$ 329.990, levam até 1 tonelada de carga e têm autonomia de até 330 km. O preço é quase o dobro da versão Furgão diesel 1.6 de 115 cv, que sai a R$ 168.990.


Entre as vantagens por serem elétricos, não emitem poluentes nem ruídos e o sistema regenerativo ajuda a recarregar as baterias e a economizar pastilhas de freio.

As marcas prometem manutenção com valor 60% inferior ao dos modelos térmicos e as baterias recebem 8 anos de garantia – elas têm projetos de descarte com empresas parceiras.

As vendas de e-Jumpy e e-Expert começam em fevereiro. Embora os centros especializados em elétricos estejam apenas no Rio e em São Paulo, há planos de inaugurar mais 10 em 2022 – Citroën e Peugeot não detalham onde, mas dizem que serão nas principais metrópoles do país.

Kia renova portfólio em 2022


Durante a apresentação do Stonic, novo SUV compacto híbrido da Kia, na semana passada, o presidente da importadora, José Luiz Gandini, antecipou outros modelos que a reestruturada Kia vai trazer em 2022.

Agora mais premium, Gandini disse que serão mais 4 novidades. Uma delas é o EV6, esperado para maio. Trata-se de um arrojado SUV com caída de cupê nascido elétrico, com motorização que pode ir de 170 a 584 cv e cerca de 500 km de autonomia na versão mais potente.

Em fase de homologação, a Kia vai importar a 5ª geração do Sportage com motor híbrido. O novo SUV Niro, recém-apresentado, e também híbrido é outra aposta coreana a desembarcar por aqui.

Por fim, o Seltos é um crossover compacto que deve chegar em meados de 2022 para brigar com os SUVs de entrada, ficando em preço abaixo do Stonic (híbrido leve que custa R$ 149.990).

Nesse realinhamento de marca e modelos, a Kia deixa de oferecer no Brasil sedã e hatch da linha Rio, lançada no início de 2020.

*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo. E-mail: [email protected]

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