Previous
Next

Comissão Técnica começa a analisar diagnóstico preliminar do PlanMob

Compartilhe este post

A Comissão Técnica Municipal começa a analisar e discutir, a partir de agora, o diagnóstico preliminar da Mobilidade Urbana de Uberaba, apresentado nesta quinta-feira (19) pela consultoria do Consórcio PlanMob de Belo Horizonte. Os dados são resultado das pesquisas em campo, reuniões com os técnicos da empresa e da Prefeitura, bem como dos encontros com moradores dos bairros e de análises de aspectos das diversas formas de deslocamento da população na cidade.

De acordo com a superintendente de Planejamento Urbano, da Secretaria de Planejamento (Seplan), Ana Luísa Bilharinho, os dados mostram que 39% dos deslocamentos na cidade são feitos por automóvel, 23% a pé e 16% por meio do transporte público. Além disso, o trabalho é o principal destino de viagens com origem em casa para 59% das pessoas, ficando a escola em segundo lugar com 26%. Compras e lazer chegam a 6% e para tratamento de saúde, 3%.

O diagnóstico preliminar aponta ainda que, quanto ao sistema transporte público, os terminais e estações possuem boa infraestrutura, com ar-condicionado e acessibilidade, com rampas, piso tátil e iluminação adequada, boa capilaridade e facilidade na integração entre as linhas. São realizadas cerca de 2.900 viagens em dias úteis, e 75.800 viagens por mês.

Segundo o representante da empresa Tecnotran Engenheiros Consultores, que integra o Consórcio, André Barra, esse trabalho vai ser revisto junto à equipe técnica, acrescentando algumas ponderações e apontamentos para fechar o diagnóstico geral. “Seria a leitura técnica da mobilidade Uberaba, que vai se transformar em um documento a ser apresentado à comunidade na primeira audiência pública em meados de novembro”, disse.

Ele explicou que essa fase do diagnóstico preliminar é para que a equipe técnica aponte os problemas e faça as análises mais profundamente. Na fase seguinte, serão apontadas as soluções, não apenas tecnicamente, mas também através da leitura comunitária com a participação popular, que é o objetivo da audiência pública. A partir daí vai nascer o diagnóstico geral da mobilidade de Uberaba e, consequentemente, o texto da nova legislação.

O diagnóstico preliminar é fruto do somatório da contagem de veículos e de pessoas no sistema de transporte coletivo, pesquisas na casa das pessoas sobre origem e destino (a motivação que as leva a sair de casa e para quais destinos, seja trabalho, escola, lazer, dentre outros) e que tipo de transporte utilizam para isso.

O coordenador técnico do Consórcio PlanMob Uberaba, Ricardo Mendanha Ladeira, acrescentou que também foram realizados inventários do sistema viário, das calçadas e das ciclovias.

“Além das pesquisas de opinião, foram disponibilizados meios para que a população pudesse apresentar propostas e demandas, como o link do PlanMob e reuniões com a comunidade, para uma avaliação de como é que funcionam os deslocamentos na cidade”, disse.

A Comissão é formada por 19 representantes das Secretarias de Defesa Social (SDS), Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedec) e Obras e Serviços Urbanos (Sesurb), e coordenada pelos respectivos secretários. A coordenação executiva está a cargo do secretário adjunto da SDS, Claudinei Nunes e da superintendente Ana Luísa Bilharinho.

Confira outras notícias: