Previous
Next

Concha Cultural terá peça de teatro premiada e música caipira neste domingo

Compartilhe este post

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) promove a Concha Cultural, neste domingo (16), a partir das 10h, com programação musical em homenagem ao “Dia do Poeta”. Haverá exibição da peça de teatro “O Barqueiro” e apresentação musical de Alexandre Saad e banda.

O espetáculo “O Barqueiro”, de Mário Cortês, acontece das 10h30 às 12h. A peça volta aos palcos após a pandemia com uma nova roupagem. “‘O Barqueiro’ precisa regressar ao seu principal porto! Os Palcos!”, exclamou Mário. Esse é um trabalho extremamente minucioso e técnico e que precisa ser visto em outros formatos, como na Concha Cultural.

O espetáculo já percorreu 31 cidades em 6 estados brasileiros. Foi premiado como melhor trabalho e melhor ator no I Sol Cenas Araguari/MG e também como melhor ator da categoria comédia no Festival Nacional de Ubá/MG e Melhor Texto e Melhor Ator pelo Festival Nacional de Ponte Nova/MG. Passou pelo SESC Palmas/TO no II Festival de Solos e Monólogos e foi selecionado na Mostra in Minas de Teatro que aconteceu em Pará de Minas, Teófilo Otoni e Sete Lagoas, e agora ele volta com força total para representar Uberaba em Portugal no ano de 2023.

A sinopse da peça conta: “Caminhando pelo cais de um porto qualquer se encontra o barqueiro que, entre seus devaneios, busca ouvidos atentos para escutar uma história que reconta a trajetória de seu pai, um velho marinheiro que um dia foi em busca de uma ilha e nunca mais voltou. O único elo entre os dois é uma garrafa.”

Às 12h30, sobe ao palco Alexandre Saad e banda que vem com uma atração cheia de identidade regional visando fortalecer, por meio da música, a vocação do Município como polo cultural no Brasil Central, valorizando o cancioneiro caipira, regional e o sertanejo raiz do Brasil.

Fluente nas composições e instrumentista de viola, Alexandre se envolveu com a autêntica música raiz brasileira, sofrendo influências de poetas e artistas como Tião Carreiro, Silveira e Silveirinha e Goiá. A música regional brasileira, com artistas do talento de Almir Sater, Renato Teixeira, Paulo Simões, Sérgio Reis, entre outros, também influenciou seu estilo atual.

Fixando vocação de músico caipira dedicado ao instrumento, buscou sempre trabalhar tentando sintetizar o desejo de se reproduzir a música que se ouve no toque de sua viola. Sendo assim, seu trabalho mescla o autoral e o intérprete, percorrendo com seu instrumento entre vários estilos, desde o sertanejo raiz até o clássico, com peças de Raul Torres, Angelino de Oliveira, Antenógenes Silva, passando ainda pelo samba, chorinho e acrescentando, inclusive, temas clássicos de Mozart, Beethoven, Bach e Villa Lobos.

Durante o evento, haverá a comercialização de comida e bebida, por meio de food trucks, e disponibilização de banheiros aos participantes.

Confira outras notícias: