Nesta semana aconteceu em Uberaba o Congresso de Sustentabilidade no Agro, promovido pelo Parque Tecnológico de Uberaba e o Grupo de Inteligência Setorial – GIS Agroquímica. Em sua primeira edição, o Congresso, reuniu mais de 120 pessoas em dois dias de evento e a expectativa é que ocorram novas edições nos próximos anos.
Com foco nos desafios e soluções práticas que possibilitem o desenvolvimento sustentável, o evento atraiu produtores, empresas e empresários do agro, pesquisadores, alunos e membros de instituições e organizações. Uma das palestras que despertou muito interesse por parte do público foi a de Rodrigo Santana, diretor de operações da Atlas Agro, com o tema “Sustentabilidade no Agro: O que estamos falando e fazendo?”
discussão sobre tecnologia sustentável para Uberaba e o futuro da descarbonização no Agro são temas que ocupam a pauta mundial. O Congresso de Sustentabilidade colocou Uberaba no protagonismo dessas discussões. De forma geral, os organizadores do evento fizeram uma avaliação positiva, tanto da palestra magna como dos painéis realizados. “Estamos satisfeitos com o resultado.
O Parque Tecnológico gera conexões, e foi o que fizemos durante o congresso. Acreditamos que inovação, tecnologia e desenvolvimento só acontecem se houver sustentabilidade e Uberaba ganha protagonismo nesse tema”, revela o gerente do Parque Tecnológico de Uberaba, Paulo Fernando Ventura.
Além do Parque Tecnológico Uberaba, o Congresso foi realizado pela PwC AgTech Innovation, ABCZ, Universidade do Agro-Uniube, Grupo Agronelli, SEBRAE, UbyAgro e demais parceiros e organizações participantes do GIS Agroquímica.