Coordenadoria LGBTTIA+ participa do lançamento do Mutirão de Alteração de Nome de Pessoas Trans em Uberlândia

Compartilhe este post

A Coordenadoria da Diversidade LGBTTIA+ esteve em Uberlândia na noite de segunda-feira (23), para lançamento do Mutirão Regional de Alteração de Nome e Gênero de Pessoas Trans. A coordenadora Lucimira Reis representou Uberaba ao lado da militante LGBT+ Mellanye Divine, do Coletivo Beth Pantera.  

Idealizado pelas unidades da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) em Ituiutaba, Patos de Minas e Uberlândia, por meio do Termo de Abertura de Projeto e com o apoio de diversos parceiros, o Mutirão estende-se para as três cidades e está com inscrições abertas. “É um movimento que começou em Ituiutaba e pretendemos trazer para Uberaba”, afirmou Lucimira.

O projeto tem o objetivo de promover dignidade, cidadania e inclusão social. Além disso, promove o direito ao nome e à empregabilidade. Também trará subsídios para uma pesquisa demográfica e econômico-social com as pessoas participantes, embasando ações da DPMG em outras iniciativas com a população trans.

Em Uberaba, a Coordenadoria da Diversidade LGBTTIA+ realizou, em abril, trabalho comunitário de orientação para a retificação de nome para pessoas trans. O intuito foi iniciar um grupo forte para conquistar a isenção das taxas, além de facilitar o processo burocrático para as pessoas em vulnerabilidade, acompanhando caso a caso junto a advogados da causa LGBT+ e demais profissionais envolvidos. “A partir disso, a ideia é continuar fazendo uma rede de apoio com a Defensoria, Ministério Público, OAB, Cartório de Registro Civil, entre outros órgãos”, afirmou Lucimira.

Confira outras notícias: