A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, reforça que os cuidados com o Aedes aegypti – mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika – devem seguir durante todo o ano. A SMS informa que as ações de conscientização, prevenção e combate continuam, mas ressalta que é necessário a colaboração da população, principalmente na limpeza de suas casas e terrenos.
“Os agentes de combate às endemias continuam atuando na prevenção e no controle da dengue, inclusive com trabalho aos sábados, mesmo com o período de seca. Por isso, é muito importante que os cidadãos abram as portas de suas residências para recebê-los. Vale lembrar que cada um também deve fazer a sua parte em casa, como, entre outras coisas, limpar os recipientes que possam ter ovos do mosquito”, pontuou o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção.
Conforme o Ministério da Saúde, mesmo em períodos de seca, os ovos do Aedes aegypti podem permanecer viáveis por até um ano, esperando condições favoráveis para eclodir. Uma vez que o ovo esteja num recipiente contendo água e o embrião do mosquito tenha completado seu desenvolvimento (embriogênese), a larva pode permanecer em processo de repouso. Assim, ela aguarda as condições propícias para nascer, isto é, quando o ovo entrar novamente em contato com a água.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Uberaba contará com precipitação nesta semana. A previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas na quarta-feira (9) e muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas na quinta-feira (10). Sendo assim, os cuidados com a dengue devem ser redobrados.
Como eliminar os ovos do Aedes aegypti:
- Limpeza periódica dos pequenos depósitos d’água, como bebedouros de animais domésticos;
- Vedação e, quando recomendado, tratamento de grandes depósitos de água;
- Adicionar areia ou serragem nos pratinhos de plantas, evitando que a água da rega seja um “berçário” para o mosquito;
- Eliminação ou correto armazenamento de recipientes que possam acumular água, como garrafas, pneus, tampas de plástico etc.