Música, dança, poesia, confraternização e muita alegria. Assim foi a formatura dos 367 alunos da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI) aprovados no curso de Iniciação Profissional. Pais, professores e equipe da FETI participaram da cerimônia das turmas que encerraram o primeiro ciclo de aprendizado na instituição, nesta quinta-feira (8).
O curso teve duração de quatro meses e foi feito totalmente de forma presencial, pela primeira vez, no atual prédio da Fundação, que está sediada no antigo Clube Sírio Libanês. Até o fim do primeiro semestre de 2022, os alunos das turmas anteriores fizeram o curso virtualmente.
Além dos jovens que fizeram a Iniciação Profissional na sede, também participaram da formatura alunos dos cinco polos da FETI (Chica Ferreira, Abadia, Residencial 2000, Jardim Triângulo e Alfredo Freire).
A abertura da cerimônia ficou a cargo da presidente Sônia Manzan, que parabenizou os formandos e reforçou a missão da FETI de integrar jovens no mercado de trabalho.
A chefe do Departamento de Iniciação Profissional, Waldirene Gonçalves, também reforçou a importância dessa etapa de aprendizado. “O curso de Rotinas Administrativas e Comerciais, que é a Iniciação Profissional, é uma preparação para o mercado de trabalho, para a primeira oportunidade de emprego. Essa etapa é uma forma de torná-los protagonistas na sociedade e na empresa, trabalhando práticas que vão exercer como jovens aprendizes ou na vida, como pessoas empreendedoras.”
Agora, os jovens farão a capacitação profissional e vão traçar seu perfil para ficarem disponíveis para entrevistas com RHs das empresas parceiras da FETI. Segundo Waldirene, só podem concorrer às vagas para o Programa de Bem-Estar do Menor (Probem) para serem aprendizes aqueles que tiverem feito a capacitação.
Durante a formatura, alunos do curso de Montagem e Manutenção de Computadores também receberam certificado. “Gostei muito de fazer a Iniciação Profissional e o curso de Manutenção micros. Foram experiências muito boas para mim. Agora, meu próximo passo é levar o aprendizado desses dois cursos para conseguir uma vaga no mercado de trabalho e ser Probem”, disse a formanda Sophia Nogueira.
A cerimônia contou com apresentações de poesia, com o professor Wellington Cruvinel, de dança, com o grupo “G5 – Geração 5”, formado por alunos de polos da Iniciação Profissional, e de rap, com o arte-educador e rapper Toi.
As inscrições para as próximas turmas de Iniciação Profissional têm previsão de acontecer no início de 2023. As informações serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação da FETI.