Previous
Next

Defesa Civil de Uberaba alerta sobre nova onda de calor e baixa umidade nos próximos dias

Compartilhe este post

A Coordenadoria de Defesa Civil de Uberaba reforça para a população a importância de cuidados com a saúde para se proteger das altas temperaturas e baixa umidade do ar previstas para os próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária, o aviso meteorológico especial de nível amarelo (perigo potencial) de onda de calor abrange áreas do Centro-Oeste e Sudeste do País e é válido até, pelo menos, amanhã (10).

Já a Defesa Civil de Minas Gerais alertou que até o dia 16 de novembro, uma massa de ar quente estará dominando a cena e as temperaturas vão subir. No Norte, Noroeste, Triângulo e parte da região Central Mineira, o termômetro pode chegar acima dos 40 graus, especialmente à tarde.

O major BM Ronaldo Maximiliano Ramos Batista, coordenador da Defesa Civil de Uberaba, ressaltou que é crucial que a população esteja atenta a sintomas como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço e desconforto respiratório.

“Beber bastante água, manter as vias aéreas hidratadas, aplicar protetor solar, vestir roupas leves, evitar exposição prolongada ao sol e manter os ambientes bem ventilados é importante para aliviar o desconforto causado pelas altas temperaturas e aridez do ar”, orientou.

Ele reforçou ainda que há o canal gratuito para quem quiser receber avisos do clima na sua região: o 40199. Para acesso aos alertas climáticos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), basta os usuários interessados se cadastrarem, enviando uma mensagem do telefone celular para o número 40199 da Defesa Civil. As mensagens são gratuitas.

Confira outras notícias: