Mediante novo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de agravamento da onda de calor que vem atingindo o Brasil nos últimos dias, a Defesa Civil de Uberaba, ligada à Secretaria de Defesa Social, reforça as medidas para mitigar os efeitos do clima quente e seco.
Entre as orientações da Defesa Civil estão: aumentar a ingestão de água ao longo do dia, manter as vias respiratórias bem hidratadas e garantir uma boa umidade do ar nos ambientes para aliviar o desconforto causado pela baixa umidade.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, capitão Eliel Miranda, o grau de severidade da onda de calor que até quarta-feira (25) era de “perigo”, foi agravado para “grande perigo” nesta quinta-feira (26).
O aviso foi emitido pelo Inmet às 9h30, sendo válido até às 23h59 desta quinta. Por conta do aumento de 5º C na temperatura pelo período maior do que 5 dias, há risco para a saúde da população.
“É importante evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 17h, limitar a exposição solar durante os períodos mais quentes, e, se for necessário sair, usar protetor solar e manter a pele bem hidratada. Essas ações ajudam a prevenir sintomas como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço e desconforto respiratório”, orientou Miranda.
A Defesa Civil lembra ainda que existe um canal gratuito para quem deseja receber alertas preventivos sobre as condições climáticas da região. Basta enviar uma mensagem de texto com o CEP do local de interesse para o número 40199. O serviço é oferecido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e permite o cadastro de mais de um CEP.