Defesa Civil destaca ações preventivas em Uberaba ao participar de sessão na Câmara

Compartilhe este post

Uberaba -MG – Foto divulgação

O coordenador da Defesa Civil de Uberaba, capitão Eliel Miranda, participou da sessão ordinária da Câmara Municipal nesta quarta-feira (25), a convite dos vereadores, para prestar esclarecimentos sobre a atuação do órgão e comentar a situação enfrentada por Juiz de Fora e Ubá, atingidas por fortes chuvas e deslizamentos. No plenário, ele destacou a solidariedade do município às cidades da Zona da Mata e lembrou que Uberaba já atuou em apoio a outras regiões do país em momentos de crise.

Eliel também tranquilizou a população ao afirmar que, embora o município esteja sujeito às condições climáticas, os riscos em Uberaba são considerados baixos, especialmente em razão do relevo e do monitoramento constante das áreas classificadas como de atenção. Segundo ele, a Defesa Civil trabalha de forma preventiva, seguindo a legislação federal, com foco na proteção de vidas e na redução de danos.

O coordenador ressaltou ainda avanços na estrutura do órgão, como a implantação do regime de plantão, que não existia anteriormente, garantindo atendimento contínuo à população. Ele reforçou que a Defesa Civil atua tanto no período chuvoso quanto na estiagem e colocou a equipe à disposição, defendendo a união entre Executivo e Legislativo para fortalecer as ações preventivas e de resposta no município.

“Não estamos lidando com bens materiais apenas, estamos lidando com vidas humanas, animais e com a própria natureza. Executivo e Legislativo juntos serão muito mais fortes”, reforçou.

Eliel orientou ainda a população sobre os canais de alerta e atendimento. Para receber avisos da Defesa Civil Estadual por SMS, o cidadão deve enviar o CEP para o número 40199. Já em situações de emergência, o contato direto com a Defesa Civil municipal pode ser feito pelo telefone 199.

Confira outras notícias: