Depois de teste que confirmou a presença de carrapatos, na cidade, infectados com a bactéria da família Rickettsia, causadora da febre maculosa [febre do carrapato], a vereadora Denise da Supra solicitou à prefeita Elisa Araújo elaboração de um sistema de introdução permanente para a prevenção à febre maculosa através de campanhas de conscientização.
A informação, divulgada pela Prefeitura de Uberaba, dá conta de que as capivaras atropeladas na Univerdecidade, no dia 22 de junho deste ano, em que os carrapatos foram encontrados, não estavam infectadas.
De acordo com Denise, poderão ser promovidas atividades, como a elaboração e ampla divulgação de material didático impresso e mídias digitais sobre prevenção e tratamento adequado; realização de ações educativas e eventos públicos de conscientização e sensibilização e coordenação permanente de atividades preventivas em conjunto com a sociedade civil. “Nosso objetivo com a campanha é manter de forma constante, ativa e atualizada, as ações de prevenção e combate à febre maculosa; ampliar a informação e o conhecimento sobre causas, sintomas, os meios de prevenção e de tratamento; e incentivar a busca pela prevenção, diagnóstico, e tratamento dos pacientes. Pretendemos ainda, solicitar às clínicas veterinárias, pet shops e outros estabelecimentos similares, a afixação de cartazes contendo informações importantes sobre o tema”, disse Denise.
A febre maculosa é uma doença infecciosa, transmitida aos humanos pela picada do carrapato, podendo levar à morte. Entre os sintomas estão febre alta, dores de cabeça e dores musculares, podendo surgir manchas róseas nas extremidades, em torno dos punhos e tornozelos, tronco, face, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés. “Se você tiver estes sintomas, procure atendimento médico. Destaco que os animais de estimação também podem contrair febre maculosa. Nos cães, a doença causa sintomas como letargia, perda de peso, lesões hemorrágicas, inchaços pelo corpo, vômito e diarreia. Já no caso dos gatos, os mesmos podem ser infectados, visto detectarmos anticorpos, porém não há relatos da doença. Grande parte das pessoas conhece apenas o carrapato-estrela como transmissor da febre maculosa, no entanto, é preciso deixar claro que o carrapato-marrom, a espécie comum encontrada nos animais de estimação, também pode atuar como vetor, tanto para os humanos quanto para os pets”, alertou a vereadora.
Geral
Sábado tem Feira do Produtor com Julius Bar
Neste sábado, 9, acontece na Ceasa de Uberaba a 133ª edição da Feira do Produtor. Uma das atrações será o