Com 1.223 votos válidos, o recurso de R$ 2,3 milhões economizados pela Câmara de Uberaba em 2021 será usado na Segurança pública. Nesta terça-feira (18), a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou da cerimônia de anúncio do resultado da consulta pública que decidiu o destino do dinheiro, no plenário da Câmara.
A consulta foi lançada pelo Legislativo no dia 4 de janeiro e encerrou no último domingo (16), registrando 3.210 votos válidos. Pelo site participauberaba.com.br, a população pôde escolher em qual área a verba de R$ 2.312.438,85 seria aplicada. Segurança pública (1.223), Saúde (880), Educação (818) e Cultura e eventos (112) foram as temáticas mais votadas.
Elisa parabenizou os vereadores pela economia e iniciativa da consulta pública. Para ela, a escolha pela segurança pública é legítima. “Vamos avançar na valorização do servidor da segurança pública e prover equipamentos e viaturas melhores”, afirmou a prefeita.
O presidente do Legislativo, Ismar Marão, agradeceu à prefeita Elisa pelo compromisso em acatar o resultado da consulta. “Nós sabemos que, constitucionalmente, a Saúde, a Educação já têm recursos destinados, diferente da Segurança pública, a qual depende muitíssimo do Poder Executivo”, disse Marão.
Conforme o secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes, o dinheiro será investido sobretudo na recomposição da frota da Guarda Municipal, o que permitirá ampliar o patrulhamento na cidade. “Recurso do povo que volta para o povo terá e deve ser bem empregado naquilo que o povo mais almeja, que é segurança preventiva e ostensiva. E é nesse sentido que nós vamos trabalhar”, assegurou.
A secretária de Governo, Indiara Ferreira, o secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg), Alexandre Marcelo Costa de Oliveira, o deputado estadual Delegado Heli Grilo, e vereadores estiveram na cerimônia.