Previous
Next

Dia Mundial conscientiza sobre cuidado com a saúde bucal

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba, por meio Secretaria de Saúde (SMS), reforça, no Dia Mundial da Saúde Bucal, 20 de março, a importância das ações preventivas para a qualidade de vida.

Em Uberaba, os atendimentos odontológicos são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde, porta de entrada para os procedimentos simples e complexos. Para receber o atendimento odontológico, o paciente precisa procurar a UBS mais próxima de sua residência para avaliação. Após análise, será encaminhado para agendamento, de acordo com as necessidades e a disponibilidade da agenda da unidade de saúde.

“Cuidar da saúde bucal faz parte do autocuidado e todos nós devemos estar atentos às medidas simples do cotidiano, como escovação adequada e diária, limpeza da língua, uso do fio dental e não compartilhamento dos itens de higiene bucal. Além disso, devemos buscar um profissional pelo menos uma vez ao ano para avaliação e limpeza”, orientou a chefe do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Márcia Helena Destro Nomelini.

Pensando também nas necessidades do público infantojuvenil, foi implantado no Município o Pronto Atendimento Odontopediátrico, com acolhimento diário de crianças e adolescentes até 13 anos. Nessa unidade, já foram realizados mais de 2.500 atendimentos, entre traumas, curativos, selantes e restauração de ionômero.

O atendimento odontológico infantojuvenil é ofertado todos os dias da semana, das 7h às 19h, inclusive sábados, domingos e feriados, na Praça Augusto Lemp, 750, no bairro Mercês – no Centro de Especialidades Odontológicas Prof. Rinaldo Mattar.

Ao todo, o Departamento de Saúde Bucal realizou, em 2023, 123.138 atendimentos nas UBS, 24.008 na Atenção Especializada e mais de 5 mil no Pronto Atendimento Adulto (UPA São Benedito).

O Dia Mundial da Saúde Bucal foi criado para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a higiene oral e a prevenção de problemas dentários.

Confira outras notícias:

Geral

PMU contrata psiquiatra para Caps

A Prefeitura de Uberaba abriu Processo Seletivo Simplificado para o quadro de reservas de médico plantonista, especialista em Psiquiatria, para