Dose de reforço é liberada para todos acima de 18 anos que tenham completado 5 meses da 2ª dose

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governo Municipal inicia, nesta sexta-feira (19), a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em toda a população acima de 18 anos que já tenha completado o esquema vacinal com a 2ª dose há pelo menos 5 meses. A vacinação para toda a população com a dose de reforço foi liberada para as pessoas imunizadas com Pfizer, AstraZeneca e Coronavac.

É muito importante que a população busque o Cartão de Vacinas e olhe a data que tomou a 2ª dose. Conforme consta na nota técnica do Ministério da Saúde, divulgada na última quarta-feira (17), a vacina a ser utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independente do esquema vacinal primário.

A nota aponta ainda que “o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil já permitiu alcançar notáveis ganhos em saúde pública, reduzindo de maneira significativa a ocorrência de casos graves e óbitos pela Covid-19”. A vacinação de toda a população acima de 18 anos com a dose de reforço se faz necessária, tendo em vista que estudos mostraram que existe uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a Covid-19 com o passar do tempo.

“É muito importante que toda a população se atente ao Cartão de Vacinas e compareça aos postos de vacinação. A dose de reforço é fundamental para manter o controle do coronavírus e agora com essa decisão do Ministério da Saúde, todos devem buscar essa imunização, dentro do prazo de 5 meses que tomou a 2ª dose”, pontuou a coordenadora da Comissão de Vacinas, Ana Vera Abdanur.

A vacina contra a Covid está sendo administrada no Município, no Shopping Uberaba (drive e a pé), no Praça Uberaba Shopping (no 2ª piso, ao lado da Praça de Alimentação) e nas Unidades de Saúde: UMS Aluízio Prata, no Elza Amui; UMS George Chireé, no Alfredo Freire; UMS Maria Tereza, no bairro de Lourdes; USF Dr. Romes Cecílio, no Morumbi; UMS Ézio de Martino, no Boa Vista que está administrando na Igreja Nossa Sra. das Graças; UMS Álvaro Guaritá, no Vallim de Melo; e UMS Valdemar Hial Junior, no Tancredo Neves.

Confira outras notícias: