Economia: Prefeita prospecta empresas nos Emirados Árabes

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A prefeita Elisa Araújo retornou de Dubai, neste fim de semana, trazendo na bagagem contatos e muita expectativa na prospecção de negócios com os árabes. Integrante da comitiva do Governo Estadual, a líder do executivo foi a única prefeita de Minas Gerais a participar da missão nos Emirados Árabes, o que possibilitou posicionar melhor Uberaba no mercado externo.

Ao lado do governador Romeu Zema e de integrantes do primeiro escalão do governo mineiro, bem como do Governo Federal, Elisa participou de rodadas de negócios, conheceu de perto o arrojado setor turístico de Dubai e selou o início de uma amizade que tende a dar frutos positivos para investimentos futuros em turismo e na indústria de Uberaba, com ênfase na Zona de Processamento e Exportação (ZPE).

“Árabes valorizam a confiança. Iniciamos uma relação com eles para atrair e vai ser muito importante recebê-los em Uberaba. Convidamos todos para estarem com a gente na ExpoZebu do ano que vem. O objetivo é estudar a possibilidade de investir em locais próprios para receber os mulçumanos brasileiros e mulçumanos estrangeiros em Uberaba”, contou Elisa.
 
Ampliar o olhar para enxergar investidores e atraí-los para Uberaba foi o objetivo que guiou os contatos estabelecidos pela prefeita. Encontros com representantes do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Dubai (FDI) e representantes do Cdial Halal — instituição responsável pela certificação de empresas que trabalham com produtos consumidos por muçulmanos — possibilitaram a apresentação das potencialidades da cidade.

A Cdial Halal atende 1,8 bilhão de pessoas no mercado global. A possibilidade de prospectar a empresa para se instalar em Uberaba e ser certificada para a produção de bens de consumo da cultura muçulmana foi tratada durante o encontro. As facilidades cambiais garantidas pela ZPE, em que as taxas de exportação são menores, tornam a possibilidade ainda mais tangível para o mercado de produtos Halal em Uberaba.

Segundo dados do Ministério da Economia, Minas Gerais é o 4ª Estado brasileiro que mais exporta para os Emirados Árabes. Em 2020, as exportações mineiras para o país totalizaram aproximadamente US$ 194 milhões. Já as importações dos Emirados registraram o valor de US$ 28,5 milhões.

Confira outras notícias: