Previous
Next

Educação divulga cronograma de matrícula e rematrícula para rede municipal de ensino

Compartilhe este post

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Uberaba anunciou as diretrizes e o cronograma para o processo de matrícula e rematrícula na rede municipal de ensino, referente ao ano letivo de 2025. As inscrições para rematrícula começam na quarta-feira (9) e seguem até o dia 14 de novembro, tanto para a Educação Infantil, quanto para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Nós já sabemos que a educação é a base para a construção da cidadania. E estamos trabalhando para que as famílias tenham clareza e facilidade no momento da matrícula, garantindo que nenhuma criança ou jovem de Uberaba fique sem acesso ao ensino”, afirmou a secretária de Educação, Juliana Petek.

Pais e responsáveis devem realizar o procedimento de rematrícula por meio do site da Prefeitura, pelo link http://www.uberaba.mg.gov.br/facilitatudo/conteudo,552. Após a inscrição, a validação da rematrícula será feita pelas equipes das escolas, que também divulgarão orientações específicas e o número de vagas disponíveis.

Para a Educação Infantil, as vagas serão oferecidas tanto nas unidades municipais quanto em instituições de ensino administradas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com acordos de cooperação com o município. No caso das OSCs, o processo de matrícula será feito diretamente com cada instituição, sem necessidade de cadastro no protocolo de vagas.

Já o período de matrículas para novos alunos será realizado mediante cadastro no Protocolo de Vagas, disponível pelo link http://www.uberaba.mg.gov.br/facilitatudo/conteudo,556. O sistema de Protocolo de Vagas na Educação Infantil estará aberto a partir de 25 de novembro, enquanto para o Ensino Fundamental e EJA, a partir de 19 de dezembro.

Os responsáveis deverão apresentar documentos como certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência atualizado, cartão do SUS, declaração de vacinação e histórico escolar. Para alunos que recebem benefícios de programas de transferência de renda, será exigido também o Número de Identificação Social (NIS).

Confira outras notícias: