Previous
Next

Educação reúne gestores para avaliar volta às aulas e alinhar segunda etapa do plano de retomada presencial

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A poucos dias da entrada em vigência da segunda etapa do plano de retomada das atividades pedagógicas presenciais na rede municipal, a Secretaria de Educação (Semed) reúne gestores das unidades de Ensino Fundamental, virtualmente, nesta sexta-feira (13), a partir das 14 horas.

Alunos do 1º ao 4º ano são esperados presencialmente nas escolas municipais nesta segunda-feira (16), somando-se aos estudantes dos 5ºs anos, pré-II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que retornaram na primeira etapa do plano, que teve início dia 4 de agosto.

Em média, 20% dos alunos matriculados nessas turmas retornaram presencialmente, considerando os três primeiros dias de aulas, informou a secretária de Educação, professora Sidnéia Zafalon. As unidades se prepararam para essa retomada gradual, cumprindo os protocolos de biossegurança para receberem alunos e servidores.

“Essa reunião visa avaliar a primeira etapa do retorno presencial e alinhavar, junto com os gestores, os últimos detalhes para a entrada em vigência da segunda etapa. Nossa preocupação envolve não apenas as questões ligadas à biossegurança, mas também os aspectos pedagógicos e de aprendizagem, além da alimentação escolar, transporte e recursos humanos”, destacou Sidnéia.

A retomada das atividades presenciais, no modelo remoto, assegura, ao aluno que não retornou à sala de aula, o acesso à Educação. Elaborado pela Semed, por meio das Diretorias de Ensino e Apoio à Educação Básica, o plano dispõe ainda que nas atividades pedagógicas presenciais, a princípio, a carga horária diária será composta por três horas/aula, com a presença do aluno na unidade de ensino, e duas horas/aula por meio remoto.

Considerando a possibilidade de revezamento semanal, a carga horária referente à semana em que o aluno não estiver presente na unidade de ensino, será computada à semelhança das atividades pedagógicas não presenciais, remotas.

A terceira fase do plano entra em vigência no dia 1º de setembro para os alunos do pré-I e do 6º ao 9º ano. Aos alunos de 0 a 3 anos ainda não há previsão de retorno presencial, permanecendo remoto.

Confira outras notícias: