Previous
Next

Elisa reúne prefeitos da região Triângulo Sul para prestação de contas da Amvale, Convale e Cistrisul

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, reuniu-se nesta quarta-feira (28) com prefeitos e representantes dos municípios da macrorregião do Triângulo Sul para apresentação de dados e informações sobre a prestação de contas dos primeiros seis meses de trabalho realizado pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande (Convale), pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Sul (Cistrisul) e pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisvalegran).

A reunião teve duração de quatro horas e meia, e foi dividida em quatro etapas. A primeira foi para apresentar as informações da Amvale de janeiro a junho deste ano. A prestação de contas trouxe ainda as ações realizadas, despesas financeiras com detalhamento de gastos administrativos.

Na sequência, os prefeitos dialogaram sobre o Convale e o desenvolvimento dos projetos em andamento como o serviço de inspeção de produtos de origem animal; o Castramóvel para atender aos municípios da região e também a inserção no programa Lixão Zero. Além disso, conferiram a prestação de contas com a receita e saldo com despesas fixas, contas a pagar e também os convênios.

Na terceira reunião, o grupo dialogou sobre as demandas do Cistrisul, incluindo a construção da sede do Samu. O Consórcio disponibiliza o serviço aeromédico para atendimentos de urgência de alta complexidade na macrorregião do Triângulo Sul, atendendo os 27 municípios. O grupo acompanhou a prestação de contas do Consórcio e também o número de atendimentos realizados. Nos primeiros seis meses foram contabilizados 138 atendimentos pela equipe que atua junto ao Helicóptero Arcanjo.

A pauta sobre o Cisvalegram abordou a importância do convênio para os municípios menores, na contratação de cirurgias e compras de medicamentos.

Os prefeitos aproveitaram o encontro para falar sobre o enfrentamento à pandemia na região, a vacinação, volta às aulas e retomada da economia. Outro ponto alinhado foi sobre a disponibilidade de leitos. “Fomos os acolhedores na pandemia, e vamos continuar, esse é um compromisso da nossa gestão. Precisamos da sensibilização de todos para o custeio do Hospital Regional”, enfatizou Elisa.

Presenças. Além da prefeita, participaram do encontro o vice-prefeito, Moacyr Lopes; assessor de Assuntos Regionais do Gabinete, Caio Presotto; a secretária executiva, Vanessa Silva Faria; a prefeita de Conceição das Alagoas, Ivaina Reis; o prefeito de Campo Florido, Renato Soares; o prefeito de Pirajuba, Airton Alves; o prefeito de Sacramento, Wesley de Santi de Melo; o prefeito da cidade de Veríssimo, Luiz Carlos da Silva; o prefeito de Água Comprida, Alexandre Almeida; o prefeito de Delta, Marcos Roberto Estevam. Participaram ainda o secretário de Saúde, André Luiz e a secretária de Meio Ambiente, Andreia Maria; a secretária de Educação da cidade de Comendador Gomes, Fernanda Rufino e o vereador Reginaldo da Silva, e a secretária de Saúde de Conceição das Alagoas, Josiane Mendes.

Confira outras notícias: