A Fundação Cultural de Uberaba (FCU), por meio do Departamento de Ações Culturais, promove o “Encontro com o artista Hélio Siqueira” na quinta-feira (16), a partir das 16h. O evento será realizado na Galeria de Arte Rachel Machado, na sede da FCU, onde a exposição “Inquieto Sempre”, do artista, está em mostra.
O intuito é aproximar o artista da comunidade. Qualquer pessoa pode participar gratuitamente, sem necessidade de inscrição prévia. Durante o encontro, Hélio vai abordar sua trajetória como artista e o processo de criação por trás da exposição. O diretor do Departamento de Cultura da FCU, Paulo Miranda, vai conversar sobre a curadoria da mostra e da montagem na Galeria.
“Teremos a participação de alunos e professores de artes da Escola de Cultura e Arte de Uberaba, a Ecau, que são o principal público-alvo do encontro. É uma maneira de trocar experiências com quem está aprendendo e eles terão a oportunidade de fazer isso direto com o artista”, afirmou Paulo Miranda.
A roda de conversa será transmitida ao vivo pelo canal da Fundação Cultural no YouTube https://www.youtube.com/CulturaUberaba/.
Hélio Siqueira – Ser inquieto, de múltiplas facetas na arte, Hélio Siqueira traz, em sua essência, a fusão do material e do espiritual. Nascido em Ouro Fino-MG, mas uberabense de corpo, alma e coração desde 1969, Hélio é considerado um dos grandes nomes da Arte Contemporânea Mineira, de reconhecimento nacional e internacional.
Sua obra transita por diferentes experiências criadoras, tendo o desenho como o grande ponto de partida, passando pela pintura nas técnicas do óleo, aquarela, guache. Em suas inúmeras atividades de estudo, pesquisa e produção, as linguagens da gravura e da pintura, sempre presentes em seu cotidiano criador, retratam épocas, memórias e sentimentos.
Hélio é incansável na busca da expressividade e da inventividade nas experiências da organização do forno, da queima, e no resultado, que como mágica surge ao se abrir o forno e perceber incríveis peças de cerâmica.
A exposição “Inquieto Sempre”, em mostra na Fundação Cultural até dia 31 de dezembro, marca os 20 anos de produção em cerâmica, desenho e pintura do artista. A visitação é de segunda a sexta, de 8h às 17h, na Praça Rui Barbosa, 356.