Previous
Next

PMU e parceiros trabalham para criar Sistema Único de Monitoramento do Clima em Uberaba

Compartilhe este post

O Governo Municipal, por meio de projeto capitaneado pela Secretaria do Agronegócio (Sagri), pretende criar em Uberaba um Sistema Único de Monitoramento do Clima. A ideia busca precisão nos dados a fim de evitar desastres ambientais no Município.

Uma reunião nesta semana, na sede da Sagri, reuniu o titular da pasta, José Geraldo Borges Celani, diretores do Agronegócio, a professora Patrícia Diniz Martins, do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e o major Maximiliano Ramos Batista, coordenador da Defesa Civil em Uberaba, órgão ligado à Secretaria de Defesa Social, e a técnica Ana Luiza Bilharinho, também da DC.

De acordo com o secretário Celani, do Agronegócio, a proposta surgiu de demanda da Defesa Civil em atualizar e melhorar os pluviômetros à disposição do Poder Público na cidade. “Como a Sagri já desenvolve, em parceria com as usinas de álcool, projeto Pluviométrico em Áreas Produtivas, específico para a zona rural, tomamos a decisão de encabeçar igual proposta para o setor urbano, só que com parcerias. E para tanto, convidamos a professora Patrícia Diniz Martins, com vasto conhecimento na área”, relatou.

A intenção, destacou José Geraldo Celani, é de se criar um Sistema Único de Monitoramento do Clima para a cidade. “Hoje, já temos no projeto a Sagri, UFTM e Defesa Civil. Porém, dentro desta ideia de aglutinar dados climatológicos, fato jamais visto em Uberaba, queremos trazer também para o grupo a Codau, Epamig, Infraero e segmentos da sociedade civil organizada que atuam nesta área”, disse ele, enfatizando que a meta é de se obter precisão nos dados a ser repassados à população de modo geral.

A professora Patrícia Martins argumentou que será fomentando instituições e a própria sociedade a participar que o grupo conseguirá montar uma rede robusta e segura de dados climatológicos e hidrológicos, a fim de evitar desastres ambientais no município, como enchentes e desmoronamentos, podendo até auxiliar no projeto pluviométrico das áreas rurais. E dentro desta proposta de Sistema Único de Monitoramento do Clima, a professora da UFTM enfatizou que qualquer cidadão pode colaborar. “Se você tem dados climatológicos e quer repassar estas informações à iniciativa, entre em contato com a Sagri (telefone 3318-0443) e cadastre-se no projeto”, disse ela.

O próximo passo agora, já definido em reunião, será a visita do grupo a alguns pontos climatológicos na cidade. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, major Maximiliano, estão sendo agendadas para a próxima terça-feira, dia 21, visitas em estações da Codau, Epamig e Infraero. “Queremos conhecer de perto as instalações e convidá-los a integrar o projeto”, explicou.

Confira outras notícias: