Uberaba -MG – Imagem ilustrativa
A Escola Municipal Professor Anísio Teixeira é o berço de uma iniciativa que utiliza a arte como ferramenta de transformação social e emocional. O “Projeto Empatia”, idealizado pela equipe pedagógica da unidade, propõe uma intervenção sensível que busca não apenas o acolhimento, mas a formação integral do aluno dentro de uma cultura de não violência e paz.
De acordo com a diretora Edna Chimango, a proposta surgiu em um momento crucial de transição pós-pandêmica, quando a comunidade escolar se viu diante de uma complexidade de sentimentos. A metodologia do projeto encontra sua força na música, utilizada como referência motivacional e ponto de partida para a compreensão de adversidades.
Por meio de uma seleção criteriosa de letras que abordam temas como esperança, fé e superação, os professores promovem a análise textual como uma ponte para o diálogo. “Para muitos alunos, a canção atua como um facilitador da expressão, permitindo que verbalizem dificuldades que, de outra forma, permaneceriam silenciadas. Esse processo culmina em rodas de conversa e momentos de discussão coletiva, onde a valorização da vida e o combate ao bullying são pautas constantes e prioritárias”, destacou Edna.
Um dos diferenciais do Projeto Empatia é a abrangência e adaptabilidade pedagógica, porque alcança desde as crianças de quatro anos, no Pré-I da Educação Infantil, até os adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental. Embora o tema central seja compartilhado por toda a escola, a profundidade das discussões respeita o estágio de desenvolvimento de cada um.
Essa continuidade garante que o desenvolvimento socioemocional não seja um evento isolado, mas um processo contínuo de amadurecimento das relações interpessoais dentro do ambiente escolar.
Ao longo dos últimos dois anos, entre 2024 e 2025, a iniciativa teve foco na redução de conflitos e na promoção de uma convivência mais harmônica. Ao trabalhar questões de ordem pessoal e familiar trazidas pelos alunos, o projeto fortalece competências como a cooperação e a solidariedade.
“O resultado observado é a construção de alicerces mais sólidos para uma vida produtiva e integral, provando que a educação para a paz é o caminho mais eficaz para o enfrentamento dos problemas contemporâneos e para a construção de um futuro mais acolhedor”, finalizou a diretora.

