Previous
Next

Estado anuncia doação de área do Mercado Livre do Produtor ao município de Uberaba

Compartilhe este post

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) anunciou em reunião nesta quinta-feira, dia 16, no Centro Administrativo, a deflagração de processo para repassar área do Mercado Livre do Produtor (MLP), na unidade da Ceasa, ao município de Uberaba. A conquista é objeto de reivindicação da prefeita Elisa Araújo ao governador Romeu Zema.

A reunião de trabalho, que teve a Secretaria do Agronegócio como anfitriã, envolveu o titular da pasta, José Geraldo Borges Celani, o assessor da presidência da Ceasa Minas, Sanzio Pereira Soares; a arquiteta da Seapa Tatiana Barreto Bravo e diretores e técnicos da Secretaria Municipal do Planejamento, além de dirigentes da Ceasa Uberaba. As tratativas visaram alinhar diretrizes e execuções de tarefas.

De acordo com Sanzio Soares, o Estado de Minas inicia nesta data, 16 de dezembro, processo que culminará na doação de área do MLP, que funciona na unidade da Ceasa, à Prefeitura de Uberaba. Ele apontou que a área em questão inclui o galpão da “pedra do produtor” e a portaria da unidade. “São cerca de 11% de toda a área da Ceasa de Uberaba. O restante, em torno de 10 mil m², inclusive onde funcionam os boxes e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), pertence à União e está sendo objeto de privatização”, relatou.

Como informou a arquiteta da Secretaria de Estado da Agricultura, Tatiana Bravo, o próximo passo será o parcelamento da área em três matrículas, sendo uma da via (avenida Walter Marques) lá existente, outra onde está a Ceasa e outra da área remanescente. “Posteriormente, num segundo momento, vamos separar o espaço destinado ao Mercado Livre até a portaria, da área da Ceasa. Os serviços serão conduzidos pela Seapa em parceria com a Secretaria de Planejamento do município de Uberaba”, disse a arquiteta anunciando que a expectativa é de concluir a primeira leva de serviços até o final de março de 2022.

Já a segunda parte e na sequência o repasse da área do Mercado Livre pelo Estado à Prefeitura de Uberaba, Tatiana Bravo preferiu não estipular data. “Isto envolve parte cartorária, o que foge da nossa alçada”, frisou ela adiantando informação que a área da avenida, no desmembramento, se tornará pública.

O secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani, entende que o anúncio é uma grande conquista. “O nosso foco principal são os pequenos produtores e horticultores. Municipalizando a “pedra” vamos poder traçar planos e ações para fomentar ainda mais a horticultura no Município”, realçou ele.

Quanto à área da Ceasa pertencente a União (que representa a maioria do imóvel), Celani afirmou que a mesma também foi pedida em doação ou cessão de uso pela prefeita Elisa, neste caso, ao governo federal. “Continuamos com as nossas gestões neste sentido”, argumentou.

Confira outras notícias: