Previous
Next

Facetas dentárias: Descubra tudo sobre o novo conceito que vem mudando sorrisos

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Apesar de terem sido criadas em 1928, como uma intervenção temporária para filmes, as facetas dentárias são acessórios estéticos que ganharam mais popularidade entre os pacientes brasileiros, apenas nos últimos anos.

Isso porque, com o avanço tecnológico e a presença cada vez mais intensa das pessoas nas redes sociais, a preocupação com a aparência do sorriso tem influenciado fortemente na procura por procedimentos estéticos que aperfeiçoem a harmonia dental.

E não é para menos, a integridade e aparência dos dentes são capazes de interferir no bem-estar físico, mental e emocional das pessoas, afetando a autoconfiança, o otimismo e o nível de satisfação com a própria beleza.

Mas, para além disso, o sorriso é uma ferramenta da comunicação não verbal muito importante durante as interações sociais.

Por isso, os cuidados voltados a aumentar a estima e o conforto com o semblante dental são essenciais para a construção de relacionamentos pessoais e de trabalho mais satisfatórios.

O que são as facetas dentárias?

A faceta dentária é uma prótese confeccionada com resina ou porcelana, que visa consertar defeitos severos na estrutura original dos dentes, remodelando por completo o aspecto de todo o sorriso.

Essa técnica pode ser realizada diretamente sobre os dentes – no próprio consultório odontológico –, ou por meio da confecção de uma estrutura moldada e confeccionada em laboratório.

Neste último caso, essas lâminas de resina fotopolímeromerizável deverão ser posteriormente cimentadas ao redor dos dentes originais, o que costuma ser uma aplicação bastante rápida.

Para quem são indicadas?

Como as facetas tornam possível a recuperação da estética e a melhora da harmonização da mordida e do alinhamento dental, funcionando como um revestimento sobre os dentes, essa intervenção é indicada principalmente para os pacientes que desejam corrigir algum defeito, como:

  • Escurecimento do esmalte dentário;
  • Manchas causadas por medicamentos;
  • Quebras dentais e trincos;
  •  Diastemas pequenos;
  •  Unidades dentárias com tamanho inferior aos demais;
  • Desalinhamento do sorriso, entre outros.

Quais são os tipos disponíveis?

Como dito anteriormente, existem duas formas de realizar a confecção e aplicação desses acessórios odontológicos, sendo que cada uma dessas técnicas utiliza materiais distintos.

Assim, no caso das facetas de resina composta, como o material é esculpido sobre a própria estrutura dental, ela tende a deixar o sorriso com um aspecto mais natural e sem causar grandes alterações na composição das arcadas.

Ela permite a recuperação de dentes com restaurações extensas, o fechamento dos espaços inadequados, correção do desgaste originado pelo bruxismo e para reparos mais urgentes que envolvem interações sociais imediatas.

Já a lente de contato dente é uma tecnologia mais moderna que consiste na confecção de lâminas de porcelana ultra finas, que são moldadas de forma a encaixar perfeitamente ao redor de cada um dos dentes.

Essas estruturas são individualmente cimentadas e possuem uma maior durabilidade, uma aparência mais agradável e um potencial transformador na aparência geral do sorriso superior às demais tecnologias.

Benefícios para a saúde e autoestima

Essa intervenção cosmética odontológica apresenta diversos benefícios para os pacientes, sendo que o mais notável é o tempo necessário para a conclusão de todo o procedimento. Desde o planejamento até a finalização do tratamento, ele exige no máximo três sessões.

Além disso, esses materiais possuem uma durabilidade muito boa, podendo resistir por 15 ou 20 anos, sem o aparecimento de manchas que costumam ser causadas pela alimentação, bebidas muito pigmentadas ou ácidas.

Devido ao caráter reparador dessas estruturas, a aplicação da lente nos dentes auxilia muito na manutenção da autoestima e no conforto de sorrir ou conversar em público.

Além disso, proporciona às pessoas mais confiança e melhorias importantes na construção dos relacionamentos.

Como encontrar um profissional qualificado para esse tratamento

Ficou interessado na realização deste procedimento? Neste caso é crucial que os pacientes encontrem um bom especialista para a realização das intervenções necessárias.

Isso porque, em alguns casos, para a obtenção dos resultados almejados o paciente precisará realizar um tratamento por meio do aparelho dental de porcelana, antes da colocação das facetas. Ou ainda, será preciso a efetuação de um clareamento dental prévio.

Todos esses detalhes podem impactar muito na aparência final do sorriso. Por isso, o dentista precisa estar atento com todas as particularidades de cada paciente, garantindo um procedimento seguro, efetivo e esteticamente satisfatório.

Por isso, certifique-se de que o médico escolhido tem experiência com esse tipo de procedimento, pesquise a reputação da clínica na internet e analise, se possível, os trabalhos antigos. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Confira outras notícias: