Previous
Next

Faturas da Codau poderão ser pagas com Pix

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Facilidade tem sido desenvolvida desde o início do ano e será implementada em breve

O Governo Municipal, por meio da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), está implementando facilidades tecnológicas para os seus consumidores. E uma delas é o pagamento via PIX das faturas de água e esgoto. O planejamento vem sendo desenvolvido desde o começo da atual gestão, com várias etapas já vencidas.

Demandados pela direção da Companhia, a Assessoria de Tecnologia da Informação realizou estudos da funcionalidade logo nos primeiros meses de 2021 e a Assessoria de Comunicação Social da autarquia fez adequações no layout da fatura. A TI também avançou nas tratativas com os envolvidos para o desenvolvimento do programa. Com a Codiub, para realizar adequações nos sistemas da Codau e com a empresa Inovação, responsável pelo fornecimento do software embarcado no coletor de dados (equipamento que emite a fatura mensal de consumo de água), para atualizar o software do dispositivo de leitura das contas.

Em paralelo, há um outro processo em andamento. Trata-se da contratação do agente arrecadador, responsável por fornecer tecnologia para emissão do PIX. As duas fases serão concluídas juntas e a expectativa é que em um prazo de até 90 dias a funcionalidade entre em operação.

“A nova fatura já está circulando com layout específico para receber o QR Code, mas ainda está em branco. Porém, assim que estivermos com tudo pronto, elas já serão entregues com o código. O pagamento via PIX é muito simples de ser feito. Uma vez dentro do aplicativo das instituições financeiras basta que os nossos clientes apontem a câmera do celular para esse QR Code impresso na fatura e o pagamento será realizado instantaneamente. É um serviço disponível a qualquer hora do dia ou da noite, incluindo finais de semana e feriados, além de ser gratuito para pessoas físicas. Desde o início de nossa gestão, a modernização tecnológica da Companhia está em nosso planejamento para a ser executada em várias frentes. E esta é uma delas”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Confira outras notícias: