O Governo Municipal, por meio da Secretaria do Agronegócio, e o Sindicato Rural de Uberaba confirmam para o dia 9 de abril a abertura da Feira do Produtor. O evento acontecerá na Unidade da Ceasa, ao lado bairro Pontal, sempre aos sábados, das 7h às 12h.
Nesta sexta-feira, 18, os organizadores da feira e parceiros, como a direção da Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande – Horvagra e produtores, visitaram as instalações da Ceasa. Eles agilizaram os preparativos para o lançamento do evento, além de promover a distribuição das barracas na “pedra” do produtor. A expectativa é de que, já nesta primeira edição, 36 produtores participem da feira, dispostos em barracas 2 x 2 metros.
Os organizados informaram que, dentre estes feirantes que já garantiram participação, há mais de 20 segmentos de produtos diferentes. Por exemplo, produtos hortifrutigranjeiros, doces, queijos, carnes, cachaças, frango caipira e mel. Também haverá barracas de mudas de flores e hortaliças, pães, pamonha, temperos, ervas medicinais e o tradicional artesanato, sem falar nas farinhas especiais e até exposição de painéis de energia solar.
O titular do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, explicou que a Feira do Produtor, incialmente marcada para o começo de março, teve a abertura postergada para garantir efetiva participação dos produtores. Celani ressaltou que a feira inclui alguns produtos acabados como o frango São Basílio. A mostra, frisou ele, é a oportunidade que o produtor terá para vender direto para o consumidor e ampliar seus clientes.
José Geraldo aproveitou para conclamar a participação da comunidade uberabense, lembrando que está sendo providenciado ônibus direto de terminais para a Unidade da Ceasa. Além disto, o secretário anunciou que, por meio da Fundação Cultural, haverá boa música ao vivo e setor gastronômico.
O presidente da Horvagra, Sérgio Neponucemo, entende que a feira surge como forma de o produtor aumentar suas comercializações. “Além disto, é a oportunidade que o consumidor terá de comprar produtos fresquinhos, recém-chegados da roça e com ótimos preços. Vamos brigar por isto”, disse Sérgio, que acentuou a importância da negociação entre produtor e comprador.
O produtor Juliano Severino, um dos entusiastas com a volta da feira, enfatizou que o evento será oportuno para que a classe agregue valores aos seus produtos e concretizem a venda dos mesmos. “Muitos frustram-se com suas produções por não encontrar compradores. A Feira do Produtor é uma porta a mais que se abre neste sentido”, salientou.
Segundo a assessora de Projetos do Sindicato Rural, Raquel Ribeiro, nesta reta final a ideia é de massificar a divulgação do evento, tanto na mídia em geral assim como por meio de fixação de faixas em pontos estratégicos pela cidade. Ela informou que a mostra disponibilizará brinquedos para a criançada e sorteio de cestas com produtos hortifrutigranjeiros.
O Feira do Produtor conta também com a parceria da Emater.