Previous
Next

Feti e Sebrae dão mais um passo na implantação do NEJ

Compartilhe este post

A previsão é de que as aulas já se iniciem em março

Foi realizada nesta quarta-feira (5) reunião de alinhamento para o início das atividades do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), que terá atuação na área administrativa. Com os trabalhos previstos para começar em março, o Núcleo contará com duas turmas direcionadas ao eixo tecnológico, inovação e empreendedorismo. O projeto é uma parceria entre o Governo Municipal, a Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti) e o Sebrae Minas e conta também com o apoio dos parceiros do Rotary Clube, Lions e a União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região (Ulmur).

A reunião contou com a presença da presidente da Feti, Sônia Manzan, e do analista do Sebrae/MG Marcius Marques Mendes e equipe Feti, que está à frente da implantação do NEJ. O encontro serviu para alinhamento de detalhes para o lançamento oficial do projeto em Uberaba como aula inaugural, uniformes, processo seletivo de alunos e parceria para a instalação de um LAB Sebrae/Feti – um espaço dedicado ao estímulo à criatividade, à inovação, ao consumo de informações, à geração de novos conhecimentos, ao aprendizado contínuo e às múltiplas conexões nos negócios -, que atenderá aos alunos do NEJ, Iniciação Profissional e aprendizes no mercado de trabalho nas áreas relativas ao eixo proposto pelo Núcleo.

A expectativa, segundo a presidente, é que o NEJ se torne referência não apenas para Uberaba, mas, muito em breve, para outros municípios do País. “A implantação do NEJ teve início em 2020 e, agora, estamos concretizando em 2022 com a certeza de que o curso trará benefícios grandiosos para a cidade de Uberaba, enquanto formação empreendedora e inovadora direcionada a jovens e adultos”, declarou Manzan.

O analista do Sebrae Marcius Mendes também relatou que a educação empreendedora é uma das prioridades de atuação do Sebrae. “Nesse sentido, estaremos, em parceria com a Feti, implementando em Uberaba o NEJ. O objetivo é fomentar o comportamento empreendedor, promovendo a formação de pessoas competentes em gestão, por meio de práticas educacionais humanizadas e inovadoras. Além disso, a Feti também será parceira do Sebrae, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), na implantação do Sebrae/Feti lab, no Centro de Inovação, espaço de conexão entre escola e empresas. “Com todas as iniciativas estaremos evidenciando ainda mais o propósito do Sebrae-MG, que é impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas”, destacou o analista.

Aprovação – Em novembro do ano passado, a Câmara Municipal de Uberaba aprovou o projeto que alterou a Lei Municipal nº 13.312/2020, criando a Escola de Ensino Técnico Profissionalizante ‘Professor Francisco Sales Jerônimo – Chicão’ e autorizando a execução de cursos de educação profissional técnica de nível médio. A aprovação foi considerada pela gestão da Feti como um marco na história da Fundação.

Importante destacar que o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) foi fundado em 2010, no Plug Minas, em Belo Horizonte, onde funcionava uma antiga unidade da Febem. Desde então, já formou mais de 2 mil jovens na capital e região metropolitana, e se expandiu para outras cidades do interior do Estado, como Nova Lima, Montes Claros e Belo Oriente.

Confira outras notícias: