Professores e alunos da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti) levaram para casa os três primeiros lugares no segmento “Ensino Médio” da segunda edição da “Olimpíada Empreendedora”. O evento foi promovido pelo Sebrae Minas, realizado de 16 de setembro a 13 de dezembro. Na primeira etapa (regional), a Feti participou com oito projetos e, desses, sete foram aprovados para a etapa estadual. Na última segunda-feira (13), foram anunciados os vencedores da edição 2021 e a Feti levou os três primeiros lugares com os projetos: “Aprendiz Sangue Bom” com a coordenação da professora Rosângela Andrade e coorientador professor Chafi Haddad; “SemprebElas”, coordenado pelos professores Heli Bessa e coorientador Gilberto Estevam e, com o projeto “Evolution”, orientado pela professora Daniela Salerno e coorientador Sérgio Cortes, que ficaram com o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Para a presidente da Feti, Sônia Manzan, o momento é de muita alegria e de comemoração. “Parabéns aos nossos alunos e professores que participaram desse projeto tão importante que é a Olimpíada Empreendedora. O empreendedorismo é um dos eixos de trabalho da Feti e valorizamos muito essas ações. E, são por meio delas, em especial, esta do Sebrae Minas, que pudemos, mesmo em um período de pandemia, estimular novos conhecimentos e habilidades entre eles. Tenho certeza de que essa participação mudará a vida de muitos dos nossos alunos. Vocês são protagonistas de uma história de sucesso!”, declarou a presidente.
Informações – De acordo com o Sebrae Minas, a Olimpíada Empreendedora 2021 tem o objetivo de estimular projetos e ideias criativas capazes de transformar conhecimentos em habilidades para resolver problemas reais da comunidade escolar.
O programa foi realizado na modalidade on-line, 100% gratuito e contemplou duas fases: Jornada de Aprendizagem e o Desafio Final. E teve como proposta estimular os educadores a vivenciarem experiências em três eixos de pensamento: Cultura de Aprendizagem, Cultura Empreendedora e Cultura de Inovação.
Segundo a analista do Sebrae Minas, Joana Rafaela Corrêa, responsável pela Olimpíada na Regional, a Olimpíada Empreendedora é uma jornada de aprendizagem para educadores da rede pública de ensino que tem como objetivo ativar e estimular os pensamentos nas culturas de aprendizagem, empreendedora e de inovação.
“Aprender a conhecer, para aprender a fazer, conviver e sentir reverbera o compromisso de uma educação pautada na diversidade e integralidade do sujeito. Para novos tempos, novas formas de pensar! Na Regional Triângulo tivemos a participação de diversos educadores que formaram suas equipes e participaram do Desafio dessa jornada de aprendizagem, onde propuseram projetos que visam solucionar problemas identificado pelos alunos que foram protagonistas junto à coordenação dos professores. Tiveram a etapa regional, sendo os melhores pontuados classificados à etapa estadual, sendo os finalistas da Olimpíada Empreendedora”, destacou a analista.
Os projetos escolhidos tiveram maior pontuação em cada segmento de ensino, e foram premiados com capacitações, visitas guiadas ao Google for Startups Campus em São Paulo, publicação dos projetos no CER Histórias, que é um mural de exposição de iniciativas educacionais inovadoras e transformadoras, dentre outros.
Números – Conforme dados do Sebrae Minas, em 2021, foram 1.338 professores inscritos e que participaram da Jornada de Aprendizagem, 417. Já na Etapa “o Desafio” foram 118. Outro número expressivo foi o de equipes inscritas. Ao todo, 68. Na fase estadual da Olimpíada, 30 equipes foram classificadas, sendo nove do Ensino Médio, nove do Ensino Fundamental – anos finais, nove do Ensino Fundamental – anos iniciais, e três equipes da Educação Infantil.