Previous
Next

Gaeco realiza operações de combate do tráfico de drogas

Compartilhe este post

Uberaba -MG -Fotos: Divulgação
Entorpecentes já foram apreendidos durante os trabalhos

Duas operações simultâneas estão sendo realizadas em Uberaba e cidades da região no combate do crime organizado e tráfico de drogas pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco/Uberaba). As ações das operações “Força Total” e “Fora de Sintonia” estão sendo em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Penal.
Conforme informações preliminares apuradas pela Folha Uberaba, a operação “Força Total” cumpre mandados de busca e apreensão contra um núcleo de organização criminosa que atua no tráfico de drogas e fomenta a prática de diversas infrações penais, impactando severamente nos índices de criminalidade violenta, visto que o tráfico de drogas é fator determinante nos índices de crimes como roubos e homicídios.
Segundo o Gaeco, as medidas cautelares foram expedidas pelo juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba e tem o objetivo do cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão nas cidades de Uberaba e Uberlândia.
Já a operação “Fora de Sintonia fase 2” cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra outro núcleo da mesma organização criminosa, atuante na prática de crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas que foi desarticulada a partir do cárcere, notadamente, nas cidades de Campina Verde e Uberaba, depois de resultados das investigações iniciadas na primeira fase da operação, deflagrada em novembro de 2023.
As ordens judiciais foram expedidas pelo juízo da Vara Única da Comarca de Campina Verde e contempla o cumprimento de 12 mandados de prisão preventiva, além de 29 mandados de busca e apreensão nas as cidades de Uberaba, Uberlândia, Campina Verde, Perdizes, Ituiutaba, Carmo do Paranaíba e Borda da Mata, todas em Minas Gerais.
Durante os trabalhos as equipes já apreenderam drogas até o momento com investigados.
Ainda de acordo com o Gaeco, o momento para a deflagração das operações foi estrategicamente traçado pelo Ministério Público, em conjunto com o comando da 5ª Região da Polícia Militar (RPM), tendo em vista a proximidade do “carnaval” e a grande movimentação do mercado ilícito de drogas para abastecer as festividades. A medida tem como objetivo combater a oferta de narcóticos durante o carnaval.
Para a ação de deflagração das operações “Força Total” e “Fora de Sintonia – Fase 2”, o Gaeco Regional de Uberaba contou com o apoio das unidades da PMMG —4º BPM, 15º BPM, 17º BPM, 20º BPM, 37º BPM, 54º BPM, 67º BPM e 3ª Companhia Independente — e do Depen-MG — por meio da Superintendência de Informação e Inteligência, 5ªDRPP, Inteligência 5ºDRPP, ASIIP e GOC (Grupo de Operações com Cães) da PPAIO Uberaba, 10ªDRPP, Inteligência 10ªDRPP, Inteligência do CPNSC Carmo do Paranaíba. Participaram da operação Policiais Militares e Penais, além de Promotores de Justiça e servidores do MPMG. O Gaeco Regional de Uberaba é composto por Promotores de Justiça, servidores do Ministério Público de Minas Gerais e as Polícias Militar e Penal de Minas Gerais.

Confira outras notícias: