Horário de fechamento dos CRs das 8h às 16h nesta semana é definido pela Codau

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) definiu para esta semana o cronograma de fechamento dos Centros de Reservação como medida para enfrentamento à seca.

A partir desta segunda-feira (20) até sexta-feira (24) todos os 11 Centros de Reservação da cidade serão fechados entre 8h da manhã e 16h. As manobras são necessárias para que os níveis de reservação possam ser restabelecidos com maior rapidez. O horário é escolhido para evitar os picos de consumo durante o dia e diminuir o tempo de intermitência. Estas manobras de restrição do abastecimento têm relação direta com a redução de vazão do rio Uberaba, que na manhã desta segunda-feira estava com menos de 800 litros/segundo de volume, já contando com a água bombeada do rio Claro. O alto consumo também está balizando as decisões técnicas da equipe de engenharia da Codau.

“Os reservatórios são reabertos e fechados para recuperação de nível ao mesmo tempo. Com esta programação traçamos o objetivo de reduzir o tempo de intermitência no máximo possível. Mas volto a frisar que os moradores devem se conscientizar que é preciso economizar em todas as tarefas que demandam muito gasto de água e não são consideradas essenciais. A seca é um evento crítico, a pior dos últimos 91 anos, e uma estratégia de guerra desta natureza deve ser assumida por todos”, alertou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Para entender o que é intermitência – A pressurização da rede após a reabertura dos Centros de Reservação se dá de forma lenta e a tendência é de intermitência no abastecimento, até que toda a malha esteja com pressão homogênea. A topografia da cidade conduz, primeiro, a água para as regiões mais baixas, para depois, com a rede totalmente equilibrada, a água conseguir chegar às regiões mais altas.

Confira outras notícias: