O Instituto dos Cegos do Brasil Central em parceria com Centro Cultural de Capoeira Águia Branca, CCCAB, a partir do projeto ‘Além do Limite dos Olhos – Capoeira para deficientes visuais promovem inclusão esportiva há 17 anos, com aulas de Capoeira oferecidas amplamente para todos os atendidos. O projeto se destacou no Brasil e foi objeto de estudo em diversos cursos superiores. Dentre as etapas anuais, está o Batismo e Troca de Cordéis, onde 22 alunos participarão da Cerimônia de iniciação e graduação da Capoeira no dia 12 dezembro às 9:00hs na quadra do ICBC. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.
Vanilton Rosa, que foi um dos primeiros alunos ainda em 2007, hoje é diretor social do Instituto. “Eu evoluí muito e pude viver e sentir a diferença do esporte na vida de um deficiente visual. Também reconheci a importância do trabalho promovido do ICBC, que hoje é a minha vida. Hoje eu tenho um lar com pessoas que compreendem as minhas dificuldades. Uma pessoa que não passa por isso, não consegue imaginar essas dificuldades. Nós que já recebemos esse apoio, estamos aqui para receber esses deficientes”.
Importante ressaltar que em 2020, a partir do recurso da lei emergencial Aldir Blanc, o projeto ampliou o atendimento para os alunos da Escola do ICBC alguns não portadores de deficiência visual. Foram mais de 80 atendidos. Estão na equipe a Mestra Puma, Núbia Nogueira, que idealizou o projeto na sua primeira execução em 2007, o estagiário Preto e Vanilton.