Previous
Next
Previous
Next

IEATM traz secretária de estado do Meio Ambiente

Compartilhe este post

Foto: A secretária de Estado do Meio Ambiente, Marília Melo, é a palestrante do dia 11


Workshop promovido em parceria com o Sistema Confea/Crea e a Uniube começa nesta segunda-feira, 10

A busca de novos caminhos para superar o desafio em um mercado competitivo inclui o aprimoramento. A afirmação é do diretor do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro, engenheiro Karim Abud Mauad, que coordena o workshop Visão de Futuro com uma Estrutura Forte, que começa nesta segunda-feira, 10, oficialmente, às 19h30, no auditório D56, da Universidade Uberaba (Uniube), com a presença da prefeita, a arquiteta Elisa Araújo, e de representantes dos realizadores do evento.

A entrada é gratuita mediante inscrição no link disponível no site do IEATM (ieatm.com.br). Ao longo de todo o workshop, a organização fará duas ações, uma de cunho beneficente: arrecadação na entrada de doação de um litro de leite ou alimento não perecível. E outra, ambiental, que é a destinação de um espaço para o recolhimento de resíduos eletrônicos.

A realização é do IEATM, com patrocínio do Sistema Confea/Crea, com apoio da Uniube, visando proporcionar mais conhecimento a respeito de BIM – Responsabilidade Social – ESG Governança Ambiental, Social e Corporativa/Confea/Crea/IEATM/Mútua/Uniube.

O credenciamento dos participantes será às 13h, do dia 10, na Uniube, antes do minicurso Introdução ao BIM. Em seguida, PodCast com o professor Alan Carlos, que comandará por uma hora, a partir das 17h30, Diálogos – PAE Uniube – Buscando o atendimento de seus interesses, desejos e necessidades de vivência e convivência universitária. Após a abertura oficial, o tema da palestra marcada para as 20h, será “O Futuro da Construção Civil”.

O minicurso BIM –
Tecnologias aplicadas à construção civil será ministrado no dia 11, das 14h às 17h, antes dos Diálogos – PAE Uniube. A palestra da noite, às 1930, será proferida pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável-MG, Marília Carvalho de Melo,

A responsabilidade socioambiental ainda caminha de forma lenta e, por isso, este é o tema de mesa-redonda, no dia 12, das 8h às 12h, na sede do IEATM, com a participação do promotor Meio Ambiente, Carlos Valera, o professor das engenharias na Uniube, Plauto Riccioppo, a engenheira ambiental Carolina Oliveira e a engenheira Alzira Fernandes, da APA Rio Uberaba.

A partir das 14h, Dia de Campo, com atividades socioambientais como plantio de árvores com alunos da Rede Municipal de Ensino–PMU/ Piloto do Centro de Educação Ambiental, com a participação dos escoteiros Inconfidentes 015 (Lobinhos) e também dos atletas do Fabrício Futebol Clube. Haverá, ainda, Oficina de Reciclagem.

A chamada Anotação de Responsabilidade Técnica – ART é tema recorrente em eventos voltados para engenheiros, arquitetos, designers de interiores e universitários. Um dos minicursos, no dia 13, é justamente sobre este assunto e permitirá sanar as dúvidas também sobre o Aspecto Legal e Conceitual da ART, das 13h às 15h30.

Sobre BIM no Setor Público, haverá minicurso, das 16h às 18h30, sobre Novas Leis de Licitação “O profissional da Construção Civil na Licitação”. Em seguida, o tema da palestra que será proferida por Fernando Ramalho de Castro, da Eco Ambiental, é Reaproveitamento de resíduos na construção – Ambiental, Social e Corporativa. Depois, o empresário Marco Túlio Paolinelli falará sobre parcerias e iniciativas, antecedendo à fala do designer Grupo HCT, Willem Ribeiro, que é arquiteto e urbanista.

O presidente do Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia Agropecuária (CIITTA), Cleber Guarany, é um dos convidados para proferir palestra, como também, Antônio Josino Meirelles, que discorrerá sobre o tema “Conscientização Governança e Sustentabilidade e Uso de Hortas Sensoriais para Inclusão”.

Os participantes poderão prestigiar a exposição “Cenas Urbanas” a partir de concurso de fotografia tendo Uberaba como cenário e inspiração. Será apresentada, ainda, a lista de convênios IEATM para beneficiar os associados.

Fechará o evento, às 21h, show cedido pela parceria do IEATM com a Fundação Cultural de Uberaba.

Confira outras notícias: