Previous
Next
Previous
Next

Maio Laranja: PMU promove ações de combate à violência sexual infantil

Compartilhe este post

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), e parceiros promovem, entre 16 e 20 de maio, a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em alusão ao Maio Laranja, mês marcado pela conscientização sobre o tema. Serão cinco dias de programação, com blitz educativa, rodas de conversa infantojuvenil, premiações e discussões.

Na tarde de segunda-feira (16), estão marcadas rodas de conversa para crianças e adolescentes quanto à violência sexual. Os bate-papos serão na Fundação de Esporte e Lazer (Funel), às 14h, com o professor e cientista social Ailton de Souza Aragão, e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Dirce Miziara, às 15h, com o professor e historiador Gustavo Vaz.

No dia seguinte, terça-feira (17), haverá outras duas rodas de conversa infantojuvenil, ambas às 14h. Na Casa do Menino, a conversa será conduzida pela conselheira tutelar Fernanda Mendes, e na Casa do Adolescente Guadalupe, pelo juiz da Infância e Juventude da Comarca de Uberaba, Marcelo Lemos.

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, está programada blitz contra a violência sexual, com panfletagem, exposição de faixas e música com a banda do 4º Batalhão de Polícia Militar. A ação será às 16h30, na Praça Rui Barbosa, em frente à Câmara. Antes, haverá premiação a instituições e profissionais que se destacam na causa, às 14h, na Fundação de Ensino Técnico Intensivo (FETI).

A secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, lembra que é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento, livres da violência sexual infantil. “Convido toda a população para se engajar com a gente nesta causa, a participar da agenda de ações e, principalmente, a denunciar qualquer suspeita de violação de direito. Disque 100 e não se omita”, reforça.

O I Congresso Regional de Conselheiros Tutelares encerrará a programação, nos dias 19 e 20 de maio. As inscrições ainda estão abertas pela página da Seds. O Congresso reunirá conselheiros e profissionais da rede de proteção no Centro Cultural José Maria Barra. Serão oito mesas redondas, com palestrantes de diferentes localidades.

São parceiros da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba, Projeto Roda de Conversa, Câmara Municipal, Tribunal de Justiça, Polícia Civil e Ministério Público.

Confira outras notícias:

Geral

Linha 10 terá itinerário alterado

A Superintendência de Transporte Público, ligada à Secretaria de Defesa Social, informa que a linha 10 – São Cristóvão/Facthus terá