Metade da população adulta de Uberaba foi vacinada com a 1ª dose contra Covid-19

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Na segunda-feira (28), a vacinação bateu recorde de doses aplicadas num único dia

Uberaba ultrapassou, na manhã desta terça-feira (29), a marca de 50% da população acima de 18 anos vacinada com a 1ª dose contra a Covid-19. Até meio-dia, mais de 113 mil uberabenses já haviam recebido, pelo menos, uma dose do imunizante. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Vacinas, e considera a população adulta do Município.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Uberaba tem 224.083 pessoas acima de 18 anos. Já o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta 224.915 uberabenses adultos.

A vacinação na cidade começou no dia 20 de janeiro e segue o cronograma do Plano Nacional de Imunização (PNI) na definição dos grupos prioritários. O Município já recebeu, ao todo, 191.658 doses de vacinas contra a Covid-19, divididas entre AstraZeneca, Coronavac, Pfizer e Janssen.

A Janssen chegou a Uberaba, nesta segunda-feira (28), e será destinada aos moradores de rua e em situação de rua, já que o imunizante não requer a 2ª dose e a dificuldade de se localizar esse público que vive nas ruas é grande.

Até ontem (28), receberam a 1ª dose 51.381 idosos acima de 60 anos; 21.552 trabalhadores da Saúde; 147 pessoas com deficiência em residências inclusivas; 624 idosos em instituição de longa permanência; 1.489 trabalhadores das forças de segurança; 963 trabalhadores de transporte; 7.598 trabalhadores da Educação; 25.342 pessoas com comorbidades; e 3.126 pessoas da faixa etária entre 18 e 59 anos.

Com a descentralização da vacinação, por meio de abertura de mais seis pontos, além do Centro de Eventos da ABCZ e da Funel, o Município aumentou o número de doses aplicadas por dia. Agora, as Unidades Matriciais de Saúde em seis bairros estão imunizando a população por idade e, também, garantindo o reforço com a 2ª dose.

Recorde de vacinação – Nesta segunda-feira (28), a vacinação em Uberaba bateu o recorde de doses aplicadas num único dia: 3.415 pessoas foram imunizadas com a 1ª ou a 2ª dose. Somente nas Unidades de Saúde, foram realizadas 947 aplicações da vacina contra a Covid-19. Na ABCZ e Funel, foram 2.468 doses aplicadas.

“A aceleração da imunização já está refletindo no combate à Covid. Os números têm caído aqui no nosso Município. Isso possibilitou destinar cerca de 30 leitos de enfermaria, antes específicos para a Covid, para atender pacientes não Covid. Os desafios continuam. Nós sabemos que faltam leitos para pacientes não Covid e, junto com a rede hospitalar, estamos buscando solução para esse problema”, afirmou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

Confira outras notícias: