A Prefeitura de Uberaba recebeu nesta segunda-feira (1º), por meio da Secretaria de Saúde, oito computadores destinados pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais para suporte técnico no serviço Telessaúde. A entrega ao titular da Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, e equipe foi feita pelo coordenador das Promotorias do Meio Ambiente, promotor Carlos Valera.
De acordo com o promotor, no auge da pandemia, o secretário e o assessor Sérgio Hillesheim o procuraram no Ministério Público e, sensibilizado com o trabalho que a Secretaria de Saúde vem fazendo, ele conseguiu destinar recursos para a aquisição desses equipamentos, que vão integrar o programa Telessaúde. “A exemplo do Meio Ambiente, na Saúde também quando fazemos prevenção é muito melhor. Então o Ministério Público se sente muito honrado e lisonjeado em poder participar dessa entrega, podendo ajudar a Secretaria de Saúde a fazer o excelente trabalho que vem fazendo”, disse Valera.
O secretário afirmou que a entrega reforça a parceria da Prefeitura com o Ministério Público. “A importância disso é trazer mais conforto, mais agilidade para cumprirmos todos os processos que resultam no atendimento à população de forma mais eficiente e plena”, manifestou o secretário Sétimo Bóscolo.
A destinação dos equipamentos teve a participação da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), gestora do Núcleo Interinstitucional de Estudos Ambientais (Niea), fórum permanente integrado pelo Ministério Público. Por isso, a presidente da Funepu, Jesislei Rocha, e a coordenadora administrativa, Keila Furtado, participaram da entrega.
Recentemente, a Prefeitura ampliou em duas horas o atendimento diário do Telessaúde (0800 340 0019), agora das 7h às 18h (antes das 8h às 17h). A ampliação vai garantir mais oportunidade aos pacientes que buscam orientação médica, por meio do serviço que utiliza via remota de internet para dar assistência a pacientes em atendimento na rede de saúde do Município, com sintomas gripais. Em 2022, já se somam 3.828 atendimentos deste setor, gerenciado pela Secretaria de Saúde.