Previous
Next

Nova onda de calor provoca mudanças nas atividades e na alimentação de alunos em escolas municipais de Uberaba

Compartilhe este post

Por causa da nova onda de calor intenso e da baixa umidade relativa do ar, alunos das unidades municipais de ensino de Uberaba tiveram a rotina e a alimentação alteradas nesta semana. A Secretaria de Educação (Semed), assim como foi feito em outubro deste ano, repassou aos diretores novas orientações de como facilitar ainda mais o acesso dos estudantes à água e diminuir as atividades que exijam muitos esforços, dando prioridade às que amenizem as condições climáticas atuais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, nesta segunda-feira (13), um alerta vermelho para a nova onda de calor que deve se estender até a sexta-feira (17). As temperaturas estão marcando 5ºC acima da média em várias cidades do Estado, incluindo Uberaba. A Defesa Civil de Minas Gerais também emitiu um alerta sobre uma massa de ar que fará os termômetros subirem, podendo ultrapassar os 40 graus, especialmente à tarde.

De acordo com a Semed, a Pasta oferece total autonomia para as equipes de cada unidade fazerem as adequações necessárias para enfrentar o tempo extremamente seco e quente, usando de fórmulas criativas e de bom senso para cada local. Dentre as mudanças orientadas pela Secretaria incluem a obrigatoriedade da garrafinha de água, como parte do material escolar. Os pais e responsáveis estão sendo orientados para que haja um maior consumo de água, por parte dos alunos, e que todos façam uso de protetor solar.

A recomendação aos professores é que sejam reduzidas as atividades físicas e que sejam realizadas em áreas cobertas, com baixa exposição ao sol, e em menor tempo. O momento do recreio também está sendo coordenado para que as crianças evitem ficar correndo e se cansem facilmente por conta das altas temperaturas. Algumas unidades educacionais também flexibilizaram o uso do uniforme para roupas mais leves, como bermudas e regatas.

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), a atenção é ainda maior por se tratar de crianças pequenas de até seis anos de idade. Nessas unidades, medidas como mais banhos durante o dia, foram adotadas para garantir o conforto dos pequenos. Frutas ricas em água, como laranja, abacaxi e melancia foram acrescentadas, diariamente, no cardápio. Para os alunos do Ensino Fundamental (parcial e integral), saladas e frutas estão sendo disponibilizadas durante os períodos de alimentação. Já para os estudantes que fazem parte de grupos de liderança ou que participam de atividades de contraturno estão sendo oferecidos sucos e chás gelados.

Confira outras notícias: