Poetas do Trigo serão conhecidos hoje. Concurso da Fiemg envolve alunos da rede municipal

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Nesta quinta-feira (17), serão conhecidos os quatro primeiros colocados no concurso “Poetas do Trigo”, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg/Regional Vale do Rio Grande), por meio do Sindicato da Panificação e Confeitaria de Uberaba (Sindipan).

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 31 escolas da rede municipal de ensino participaram do concurso, assim como estudantes da Escola Sesi Uberaba “Alberto Martins Fontoura Borges”. Como o objetivo é estimular o lado criativo dos alunos, o concurso também reforça a importância do consumo do pão como alimento, que teria surgido há 12 mil anos na Mesopotâmia, paralelamente ao cultivo do trigo.

Ao todo, foram selecionados pelas escolas 128 poemas para análise dos jurados: as secretárias de Educação, professora Sidnéia Zafalon, e de Comunicação, jornalista Celi Camargo, o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facury, e o presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), João Eurípedes Sabino.

Eles se reunirão nesta quinta-feira, 14h30, virtualmente, para escolher os quatro primeiros colocados no concurso. Diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, a professora Luciana Gouvêa vai mediar o processo de escolha. “Os alunos estudaram o tema e se dedicaram à produção dos poemas. Os jurados terão trabalho para chegar aos vencedores, pois muitas obras estão excelentes”, avaliou.

Esta ação da Federação das Indústrias de Minas Gerais/Regional Vale do Rio Grande leva o nome “Pão Nosso de Cada Dia” e integra a terceira edição do programa “Fiemg Social”.

Os primeiros colocados terão seus poemas impressos em sacos de pão, com distribuição a partir de 8 de julho, em homenagem ao Dia Nacional da Panificação. Os professores responsáveis pela orientação dos alunos vencedores receberão cestas de café da manhã, oferecidas pelo Sindipan.

Confira outras notícias: