O Governo Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), oito registrou flagrantes de descarte irregular de lixo nesta terça-feira (22). As autuações somaram 39 Unidades Fiscais do Município (UFMs), sendo que o valor de cada UFM é R$303,29.
Os flagrantes ocorreram principalmente durante a ronda de monitoramento do Departamento de Posturas. Uma das situações, no entanto, foi resultado da denúncia do vereador Marcos Jammal, que acionou o Departamento e encaminhou as fotos para a fiscalização, o que permitiu a identificação do veículo. O descarte ocorreu próximo ao bairro Marajó.
Segundo o chefe do Departamento de Posturas, Renê Inácio de Freitas, a participação da população é essencial, como demonstrou a denúncia do vereador. “Com a filmagem, conseguimos identificar o culpado, mesmo que ele já tenha saído do local. Lembrando que a denúncia pode ser anônima”, explicou Renê.
O chefe da Posturas contou ainda que os principais pontos de descarte irregular devem receber placas informativas direcionando para o ecoponto mais próximo. “Vamos eliminar o argumento de que o descarte irregular foi feito ali por falta de informação”, destacou. Os responsáveis nesses casos são autuados e o veículo utilizado é apreendido, sendo liberado apenas após o pagamento da multa.
Denúncias – A Secretaria de Defesa Social, por meio do Departamento de Posturas com apoio da Guarda Municipal, realiza o monitoramento das áreas invadidas para o descarte. As denúncias com data, hora e local da ocorrência podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] e anexadas fotos e/ou vídeos que facilitarão a identificação do infrator. Denúncias podem ser realizadas no “Cidade Ativa” telefone 0800-940-0101, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou no Departamento de Posturas, telefones 3331-2312 e 3331-2313, das 12 às 18h.