Um ano de muitos desafios, mas repleto de realizações. Assim resumiu a prefeita Elisa Araújo após apresentar as principais ações realizadas neste ano em reunião com o secretariado, presidentes de autarquias e vereadores, realizada no Ceta (Centro de Educação e Tecnologia Ambiental), na manhã desta terça-feira, 21.
Numa explanação geral, Elisa traçou uma linha do tempo sobre os trabalhos de enfrentamento da pandemia. Como ela ressaltou, o momento mais difícil que enfrentou na vida foi quando teve que decidir acolher os manauaras para tratamento da Covid, logo no 23º dia do governo. “Uma decisão difícil que se não fosse a ajuda do Legislativo não teríamos conseguido sozinhos. Foram 10 longas horas de muita discussão”, relembrou.
A ZPE (Zona de Processamento de Exportação) e a liberação da parte superior do viaduto da BR-050 foram as grandes conquistas destravadas pelo governo. Não menos importante, e que representam também a determinação e vontade política da gestão, são a entrega das 222 casas do Jardim Girassóis IV; a liberação de verba para a construção da sede regional do Samu e a verba para a construção do heliponto no Hospital de Clínicas.
A chefe do Executivo fez questão de citar o empenho dos deputados federais Zé Silva e Franco Cartafina para a liberação dos recursos. O Restaurante Popular, há mais de 10 anos na expectativa para entrar em funcionamento, também foi citado pela prefeita. A partir do próximo ano, ele deve abrir as portas, por meio de parceria com a iniciativa privada.
Outra ação parada há mais de 20 anos e que foi destravada neste governo refere-se ao pagamento de férias prêmio dos servidores. Desde 2002, as solicitações se acumulavam na Secretaria de Administração, somando um recurso de quase R$ 8 milhões, que foram liberados em duas parcelas, sendo a última paga em dezembro.
A prefeita também destacou o empenho na renovação da autorização de funcionamento das unidades de ensino e na obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Um TAC foi firmado em 2016 para que a Secretaria de Educação organizasse toda a documentação e isso não foi feito.
“O Município ia ser executado pelo não cumprimento, mas nós mostramos à Promotoria a intenção desta gestão em regularizar as escolas e fomos atendidos”, destacou a prefeita acrescentando que um planejamento será entregue ao MP para cumprimento nesta gestão.
Por fim, a prefeita Elisa Araújo apresentou as ações realizadas para incentivar o turismo na cidade e ressaltou que vai instalar placas de sinalização bilíngue e construir pórticos nas entradas da cidade, realçando as potencialidades do Município.
“Tanto Executivo quanto Legislativo têm um objetivo em comum: melhorar a qualidade de vida da população de Uberaba. Que em 2022, juntos, possamos fazer ainda mais por nossa gente”, concluiu.

