Previous
Next

Prefeita determina força-tarefa no combate à dengue

Compartilhe este post

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, determinou à Secretaria de Saúde (SMS) a elaboração de um plano de ação integrado envolvendo diversos órgãos municipais para a conscientização da população e o combate às arboviroses: dengue, zika e chikungunya.

Com foco na diretriz da chefe do Executivo, a SMS reuniu-se na tarde desta quinta-feira (25) com representantes das Secretarias de Defesa Social, Educação e Comunicação, Conselho Municipal de Segurança Pública de Uberaba (Comseg), além da Codau e Tiro de Guerra 11003 – que apoiará a ação –, para apresentação das estratégias que farão parte da força-tarefa no combate ao mosquito Aedes aegypti.

“Determinei essa força-tarefa de forma integrada entre as secretarias para reduzir as chances de uma epidemia de dengue em nossa cidade. Todos os esforços estarão voltados para combater os focos e conscientizar a população das medidas preventivas. Tenho certeza de que o trabalho será bem-feito e que a população irá colaborar”, destacou a prefeita.

Conforme alinhamento entre as pastas, além do trabalho diário realizado pelo Departamento de Endemias nos bairros com maior incidência para dengue, haverá mobilização das secretarias e parceiros, como o TG, nos dias 3 e 24 de fevereiro, 23 de março e ainda no mês de abril (dias 13, 20 e 27).

“Vamos intensificar nossas ações nos bairros que mais apresentaram a presença do Aedes aegypti, com trabalho de campo e sensibilização da população, lembrando que a responsabilidade é de cada um de nós”, destacou a secretária de Saúde, Valdilene Rocha.

As ações integradas da força-tarefa serão compostas por mutirão de controle à dengue e intensificação das equipes de tratamento focal nos bairros com maior quantidade de imóveis positivos; incremento do bloqueio costal e alinhamento para execução de diversas atividades simultâneas na cidade para o combate à dengue, contando com o apoio de todas as forças.

Participaram da reunião, a secretária de Saúde, Valdilene Rocha; o secretário de Comunicação, Marcos Ferreira; o secretário de Defesa Social, Roberto Benigno da Silva; o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, a chefe de Departamento de Vigilância Epidemiológica, Fernanda Luiza Mendonça Oliveira; a diretora de Jornalismo, Renata Gomide, o gerente de Limpeza Urbana e Resíduos Sólidos da Codau, Nelo Bessa, o secretário executivo do Comseg, Weber de Almeida Januário, a chefe do Departamento de Arte e Cultura da Semed, Júlia de Oliveira Gontijo e o subtenente José Roberto da Rocha, chefe de Instrução do Tiro de Guerra 11003.

Confira outras notícias: