Prefeita Elisa abre encontro da Certrim e reforça a pujança do agro

Compartilhe este post

Aberto na manhã desta terça-feira (dia 23), no Distrito Industrial II, o 21º Encontro de Bons Negócios da Certrim, que reúne, até 26 de maio, 80 empresas e instituições do ramo do agronegócio em Uberaba e no Brasil, além de shows todas as noites.

Mesmo com agenda programada para o período da tarde, em Brasília, a prefeita Elisa Araújo fez questão de uma breve visita à mostra e participar do descerramento das bandeiras, junto com os presidentes da Certrim, Luiz Henrique Borges Fernandes e do Sindicato Rural, Marco Túlio Prata.

Em pronunciamento, a prefeita parabenizou a Certrim por mais essa edição do encontro, desejando que a feira renda bons frutos aos produtores e parceiros. “Fiz questão de estar aqui hoje, mesmo com a agenda apertada e tendo que acelerar um pouco mais na estrada, para demonstrar a força da Certrim e do produtor rural para Uberaba”, afirmou Elisa. Ela destacou que o Município tem no seu DNA, na sua vocação, o agronegócio. Não é à toa, complementou a prefeita, que 84% da nossa extensão territorial são tomados pelo agro, o que consolida ainda mais essa marca para Uberaba.

Fazendo um apanhado dos 21 anos do Encontro de Bons Negócios, o anfitrião, presidente Luiz Henrique Borges, lembrou que a feira nasceu com o projeto de trazer tecnologia e desenvolvimento para a região, o que foi alcançado. “Depois, lutamos muito para trazer o transgênico e de alta produtividade para o Brasil. Em seguida, trouxemos o plantio direto com médias exemplares no Município e, por fim, a agricultura de precisão, inclusive, com a introdução do GPS no campo, colocando Uberaba como um dos maiores produtores de grãos do Brasil e líder na produção de cana-de-açúcar.”

No atual momento, enfatizou Luiz Henrique, estamos em busca de novos mercados, tendo cumprido a missão de abastecer o mercado interno. “Portanto, entendo que é um discurso de contradição quando se fala em dificuldades de alimentação no país. Produção nós temos muito, o que é preciso, hoje, são de políticas de exportação, garantindo compradores para nossos produtos”, afirmou. O presidente da Certrim acrescentou que o momento é de cuidar da casa, com segurança para as propriedades rurais e reiterou, com política forte de exportação.

Presente no encontro, inclusive, com stand montado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), o titular do Agronegócio, Agnaldo Silva, salientou que a feira é de suma importância para dar ainda mais visibilidade à força do agro em Uberaba. “As empresas de fosfatados, insumos e implementos veem Uberaba como município voltado para o agronegócio. Assim, a nossa Secretaria tem a obrigação de fazer investimentos no setor e não é por acaso que a Sagri está com cerca de R$15 milhões investidos na recuperação de estradas, além de intensificar o melhoramento genético do rebanho bovino de pequenos produtores, numa parceria com a Conafer”, relatou. O secretário acentuou que o agronegócio é a base da economia uberabense e que, parcerias como com a Certrim, Sindicato Rural, Emater, dentre outros, corroboram para implementar o setor.
O 21º Encontro da Certrim dispõe, agora em 2023, de 80 stands com as principais empresas do agronegócio em Uberaba e no país, além de promover o lançamento de programas voltados para o agro, como a Pró-Genética, projeto de avicultura e hidropônicos, dentre outros. A mostra também oferecerá aos visitantes e expositores, todas as noites, shows musicais e farta Praça de Alimentação. A mostra se estende até o dia 26 de maio, na sede de Armazéns Graneleiros da Certrim, no DI II.

Confira outras notícias: