Previous
Next

Prefeitura contempla famílias de São Basílio com biodigestores

Compartilhe este post

A prefeita Elisa Araújo entregou, nesta sexta-feira (22), os três últimos aparelhos biodigestores às famílias de São Basílio. Na ocasião, a chefe do Executivo enfatizou que pretende incentivar ainda mais a horticultura naquela comunidade.

A solenidade de entrega dos equipamentos aconteceu na sede da Associação dos Produtores de São Basílio. Foram contempladas as moradoras Josefa Silva, Cláudia Cordeiro e Iris Maria de Oliveira. Com as três doações, totalizam 37 biodigestores para famílias de São Basílio, sendo que igual número foi repassado à Comunidade de Santa Fé, em projeto coordenado pela Secretaria do Agronegócio (Sagri).

Elisa lamentou o fato de o deputado Zé Silva, autor da emenda de mais de R$91 mil para a compra dos 74 biodigestores, de última hora, ter ficado impedido de participar do ato. Ela destacou a forte ligação do parlamentar com a Agricultura Familiar e aproveitou para afirmar que a doação de biodigestores para comunidades rurais é mais uma das metas do seu Plano de Governo cumprida. Elisa adiantou que outros 240 equipamentos foram encaminhados junto ao Ministério da Agricultura, também com a parceria de Zé Silva.

Elisa destacou alguns avanços obtidos pelo seu governo em São Basílio, como a melhoria do acesso entre a BR-262 e a comunidade, a iluminação de LED das vias públicas e apoio ao Abatedouro de Aves. A prefeita disse que é determinação sua junto à Sagri para que incentive, no que for possível, o incremento da produção de hortifrutigranjeiros em São Basílio.

O secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, lembrou que 94 pequenos produtores da comunidade foram contemplados com preparo de solo, agora em 2023. Ele voltou a informar que o caminhão da Sagri está à disposição dos horticultores para escoamento das mercadorias, bastando uma logística de transporte.

Sobre os biodigestores, Agnaldo falou que a Secretaria vai continuar fazendo as escavações para assentamento dos aparelhos e, concluiu, ressaltando a importância desta política pública que assegura saúde para as famílias e preservação do meio ambiente.

Moradora há 26 anos em São Basílio, dona Josefa disse que a medida vai permitir substituir a fossa antiga pelo biodigestor, que é ambientalmente a forma correta. Já Iris Oliveira informou que vai ampliar a sua produção.

Participaram também do ato o secretário de Meio Ambiente, Edno Silveira, o assessor do deputado Zé Silva, Hernandes Gonçalves, o presidente da Associação de Produtores, Hélio Martins e o extensionista da Emater, Tomaz Chiatti.

Confira outras notícias: