Previous
Next

Prefeitura de Uberaba e SRS realizam Multivacinação em Escola Municipal

Compartilhe este post

Alunos da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, no bairro Jardim Triângulo, receberam, na manhã desta segunda-feira (30), equipes da Superintendência Regional de Saúde (SRS) e da Secretaria de Saúde, via Central de Vacinas, para ação da campanha de Multivacinação 2023.

Alunos com idades entre 9 anos até 14 anos, 11 meses e 29 dias, foram imunizados contra o HPV e a Meningocócica ACWY. Os jovens foram imunizados após autorização dos responsáveis. A ação, que será realizada em outras unidades de ensino, tem o objetivo de atualizar a carteira vacinal das crianças e adolescentes e também trabalhar o controle de doenças que podem ser prevenidas.

A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, diz que a ação extramuro é de grande importância, devido à queda recorrente nas coberturas vacinais. “Em parceria com o Estado, a ação de multivacinação se estende até o dia 4 de novembro, mas o município vai continuar vacinando constantemente a população, inclusive com ações de busca ativa em escolas, envolvendo a comunidade e os pais de alunos. Além disso, nossas unidades de saúde estão abastecidas e prontas para receber toda população”, completa.

A dirigente da SRS Uberaba, Ana Maria de Oliveira Bernardes, afirma que o objetivo da campanha de multivacinação, com a busca ativa na escola, vai além da imunização das crianças e adolescentes. Passa também pela conscientização desta faixa etária, de que a vacina é eficiente e precisa ser disponibilizada em grande escala, a fim de que a proteção de toda a comunidade seja alcançada. Segundo a dirigente, “nada melhor que alunos e professores para difundirem essa conscientização nos ambientes em que ainda haja alguma restrição à vacinação”, conclui.

Para o secretário municipal de Educação de Uberaba, Celso Neto, o trabalho em parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde é importante para aumentar a aproximação com a população. Segundo ele, “uma maior cobertura vacinal ajuda a elevar o número de crianças e adolescentes imunizados em salas de aula, além de prevenir doenças, diminuir o número de faltas escolares e retomar a conscientização de que se vacinar deve ser uma rotina, e não apenas em casos excepcionais”, diz.

A Campanha de Multivacinação lançada pelo Governo de Minas Gerais segue até 4 de novembro em todas as unidades básicas de saúde e matriciais. O público-alvo da estratégia são todas as pessoas menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) que, por qualquer motivo, não têm o registro de doses administradas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Confira outras notícias: