Previous
Next

Prefeitura e parceiros se mobilizam contra queimadas

Compartilhe este post

Foto enviada pelo leitor Adriano mostra como amanheceu o Tancredo Neves

A Prefeitura de Uberaba reuniu na noite de sábado, 24, equipes do Grupo de Resposta a Desastres (Grede) e Corpo de Bombeiros para levantamento das ocorrências relacionados às queimadas nas áreas urbana e rural do município.

A medida foi tomada pela prefeita Elisa Araújo, após intensificação de névoa de fumaça causada pelos focos de incêndio, baixa umidade do ar e longo período de estiagem.

“Nos reunimos para um alinhamento de informações da real situação em que o município se encontra nesse momento de intensificação das queimadas. Nós estamos nos antecipando a qualquer situação grave que possa acontecer na cidade. Na oportunidade determinamos o trabalho integrado da Defesa Civil com o Corpo de Bombeiros, assim como todas as secretarias, inclusive das pastas de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação”, destacou a prefeita.

Ela ainda enfatizou o trabalho das equipes da Secretaria de Agronegócio junto às propriedades rurais. “Equipe do agronegócio percorrerá as áreas rurais para analisar os impactos e prejuízos dos produtores e vamos deixar a disposição dos bombeiros caminhões pipas para auxilio neste momento, assim como a secretaria de Desenvolvimentos Social estará em contato com famílias nas áreas rurais que forem afetadas, para acolhimento de suas demandas. Vamos cuidar também das escolas que estão nessas regiões por meio de um monitoramento”.

A Secretaria de Saúde está atenta e monitorando o aumento nos atendimentos por conta dos efeitos das queimadas.

O capitão do Corpo de Bombeiros de Uberaba, Marcelo Bosco, destacou o período crítico. “Nós tivemos um período de significativas ocorrências, não só em Uberaba, como também na região. TIvemos uma reunião importante para preparar a nossa cidade para enfrentar esse período. Peço a população que nos apoie. Boa parte desses incêndios são criminosos e contamos com a sociedade e a união dos esforços da iniciativa pública e privada para que gente possa prevenir e evitar o máximo dos efeitos que nós estamos enfrentando devido a essas queimadas na região”.

O Grupo de Resposta a Desastres foi criado em 26 de outubro de 2017, por meio de portaria municipal, com o objetivo de sar respostas a ocorrências de desastres no município, efetivando ações emergenciais para atendimentos diversos, garantindo a segurança dos atingidos e restruturação do meio.

Em caso de queimadas denuncie via 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia Militar), 40199 (Defesa Civil).

Estiveram presentes na reunião, o capitão do Corpo de Bombeiros de Uberaba, Marcelo Bosco e os representantes das secretarias de Defesa Social, Serviços Urbanos e Obras, Meio Ambiente, Planejamentos, Codau, Agronegócio, Saúde, Comunicação e a coordenação das Unidades de Pronto Atendimento São Benedito e Mirante.

Confira outras notícias: