Prefeitura Municipal convida vereadores para apresentação de dados sobre o transporte coletivo

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governo Municipal reuniu, nesta segunda-feira (5), vereadores da Câmara Municipal de Uberaba para dialogar sobre o Projeto de Lei que prevê conceder auxílio financeiro às concessionárias do transporte coletivo urbano, para garantir a continuidade do serviço público, sem aumento na tarifa até o fim deste ano. Durante o encontro foi apresentado o estudo técnico para que os líderes do legislativo pudessem sanar as dúvidas.

A apresentação ficou por conta do Superintendente de Transporte da Secretaria de Defesa Social, Cristiano Melo. Foram mostrados dados como o contrato de concessão e finanças do município para o setor de transportes. Os vereadores conferiram estudo técnico realizado em março deste ano, com planilhas de custos fixos e variáveis.

“Esse é um serviço muito importante para a nossa comunidade e mais importante ainda é evitar o aumento em um momento de crise econômica tão grande. A decisão final é do legislativo, pautada tecnicamente na avaliação das contas e dos recursos que o município está apresentando”, disse a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, que explicou ainda que já houve também um longo diálogo com as concessionária de ônibus.

Segundo o representante da Associação das Empresas de Transporte Coletivo de Uberaba (Transube), André Luiz Campos, a subvenção, no valor total de R$ 3milhões, será repassada em seis parcelas de R$ 500 mil, de julho a dezembro, para ajudar no custeio das empresas São Geraldo e Líder. Explicou aos vereadores que seria um suporte emergencial para continuar a prestação do serviço. André contou aos vereadores que as tarifas de ônibus não são reajustadas desde 2019 e essa ação compromete financeiramente o orçamento das empresas que enfrentam o desafio da crise em meio à pandemia.

“Registramos a queda de 50% do número de passageiros e tivemos um aumento de oito ônibus da frota. Deixo nosso pedido para que a câmara possa votar o Projeto de Lei e que a gente possa dar continuidade”, pediu André durante a reunião.

Estiveram presentes os vereadores Alessandra Piagem, Anderson 2 Irmãos, Baltazar da Farmácia, Caio Godói, Celso Neto, Denise Max, Diego Fabiano, Elias Divino, Lu Fachinelli, Luizinho Kanecão, Marcos Jammal, Pastor Eloísio, Professor Wander e Tulio Micheli. Os vereadores Fernando Mendes, Samuel Pereira e Paulo Soares, o China, estiveram representados por assessores parlamentares.  

Após a apresentação dos dados, os vereadores fizeram uso da palavra e aproveitaram o momento para realizar questionamentos aos representantes da Secretaria de Defesa Social e também ao representante da Transube.  

Executivo – A reunião foi comandada pela secretária de Governo, Indiara Ferreira, e pelo secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes.  Além da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participaram do encontro a chefe de Gabinete, Miria Rezende; o secretário da Fazenda, Roberto Tosto; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos e o secretário-executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública de Uberaba (Comseg), coronel Alexandre Marcelo Costa de Oliveira.

Confira outras notícias: