Prefeitura Municipal exige assiduidade nas informações de hospitais sobre óbitos de Covid-19

Instituições hospitalares e outras da área da saúde em Uberaba se comprometeram a repassar, assiduamente, as informações sobre óbitos de Covid-19 à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Este é o resultado de reunião, na manhã desta quarta-feira (9), entre dirigentes dessas instituições e a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da SMS, Larissa Bandeira de Mello Barbosa.

“O não repasse das ocorrências dos óbitos pode impactar, significativamente, no levantamento epidemiológico das informações do Boletim Epidemiológico, gerando informações flutuantes acerca da credibilidade do boletim”, explicou Larissa. Segundo ela, o encontro com os representantes de hospitais e casas de saúde vai otimizar o fluxo de repasse das informações.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica vai averiguar o cumprimento da medida, quando não for informada a declaração de óbito, data de nascimento do paciente, tempo de internação e o nome completo. Caso ocorra atraso na notificação, serão inseridas notas explicativas no boletim, justificando a não informação dos óbitos. Nesse caso, será discriminada qual instituição não fez o repasse, bem como a data em que o óbito deveria constar na divulgação oficial do Município.

O compromisso de prestar as informações com assiduidade foi assinado em ata lavrada ao final da reunião entre representantes do Governo Municipal e prestadores de serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *