Prefeitura promove ação sobre dignidade menstrual

Compartilhe este post

Foto: Secretária de saúde Valdilene Rocha

Kits de absorventes e cartilhas informativas sobre os cuidados com a saúde durante o período menstrual começarão a ser entregues, nesta semana, nas escolas da rede municipal de ensino.
A ação, que está prevista na lei da dignidade menstrual, é uma parceria entre as Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. A programação do evento “Menstruação sem Tabu”, no dia 30 de março, tem início às 7h30, na Escola Municipal Professora Esther Limírio Brigagão, no Residencial 2000.
O evento contará com a participação da prefeita Elisa Araújo; das secretárias de Saúde, Valdilene Rocha; de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes, e da adjunta de Educação, Juliana Petek. Integrantes da bancada feminina na Câmara, propositora do projeto de lei sobre a promoção da dignidade menstrual no município, foram especialmente convidadas para este ato.
As vereadoras Lu Fachinelli (2ª vice-presidente do Legislativo), Alessandra Piagem, Denise Max e Rochelle Gutierrez são coautoras da lei apresentada pelo Executivo.
A programação do evento vai reunir líderes femininas das escolas municipais, que irão representar as mais de 4.600 alunas, a partir dos 10 anos de idade, que serão diretamente impactadas pelo projeto, durante todo o ano.
Além da entrega dos materiais, serão realizadas atividades formativas e pedagógicas, como rodas de conversas relacionadas ao corpo, saúde, reprodução e emoções, com a participação de uma ginecologista e uma psicóloga especializadas no tema.
As alunas ainda vão assistir a uma sessão de cinema com a exibição do curta-metragem “Absorvendo o Tabu”, ganhador do Oscar em 2019. As ações sobre o tema terão continuidade, por meio de atividades que reforcem a conscientização e promovam a dignidade menstrual. Em simultâneo, a Prefeitura de Uberaba está trabalhando para a publicação de decreto que cria o Programa Municipal de Promoção à Dignidade Menstrual.

Confira outras notícias: