Previous
Next

Prefeitura realiza 5º Mutirão de Castração de cães e gatos a partir do dia 16

Compartilhe este post

Uma nova edição do Mutirão de Castração da Prefeitura de Uberaba acontece entre os dias 16 e 25 próximos, com previsão de atender mil animais. Após quatro mutirões realizados pela Prefeitura de Uberaba, desde novembro de 2022, mais de 5 mil pets, entre caninos e felinos, passaram pelo procedimento.

O evento acontece no Cemea Boa Vista, localizado na avenida Djalma Castro Alves, nº 340 – Amoroso Costa. A ação é realizada por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam)/Superintendência de Bem-Estar Animal, através de convênios com o Consórcio de Municípios do Vale do Rio Grande (Convale), que disponibiliza o Castramóvel, e o Hospital Veterinário da Uniube (HVU).

Somente os animais cadastrados e agendados pela Semam serão atendidos no Mutirão, que acontece entre 7h e 16h30, com a castração de gatos pela manhã e cães à tarde. “A nossa equipe entra em contato com cada tutor para passar o horário do procedimento”, destacou o titular da Pasta, Edno César Silveira.

Segundo o secretário, estão suspensas novas inscrições através do site, uma vez que” vamos priorizar os tutores já inscritos e que ainda não haviam sido chamados, diminuindo a fila”. As castrações serão interrompidas somente no dia 20, que é folga da equipe e, no dia 25, serão encerradas ao meio dia.

O animal que será castrado deve estar oito horas em jejum de água e comida, e deve ter, no mínimo, seis meses de idade. No entanto, o secretário alerta que nessa edição “não realizaremos castração (nem com exame) de animais de focinho curto ou braquicefálicos como Pug, Shih-Tzu, Lhasa Apso, Buldogs em geral, Pequinês e Yorkshire, entre outros que se encaixem nessas condições”, salientou.

Esses animais, explica, correm grande risco de parada cardiorrespiratória ao receberem anestesia intravenosa e, por isso, precisavam apresentar ecocardiograma veterinário com laudo. Seria necessária a anestesia inalatória que necessita de uma estrutura hospitalar mais complexa, inviável para ser realizada durante o mutirão, no Castramóvel.

Além da Superintendência/Semam, são parceiras do mutirão, as Secretarias de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, de Defesa Social, via Guarda Municipal, e de Educação, que cedeu o Cemea para estacionar a carreta de castração.
Se houver dúvidas, o responsável pelo pet pode entrar em contato pelo telefone (34) 3318-0312, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Confira outras notícias: