A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria da Saúde, realizou, em dois meses, 852 cirurgias eletivas. O número ultrapassa a expectativa da administração municipal, que tinha como meta executar 50% dos 1.700 procedimentos da Macrorregião Triangulo Sul, até o fim de 2023.
No mesmo período foram realizadas 23.331 consultas e 24.519 exames. A ação faz parte do Programa Saúde Avança Mais que, entre objetivos, visa reduzir a demanda por exames, consultas e cirurgias, por meio do chamamento de pacientes que estão na fila eletrônica para os procedimentos e atendimentos.
No mês de agosto foram realizadas 458 cirurgias eletivas e em setembro, 394.
No acumulado de 2023 (janeiro a agosto), foram realizadas 2.589 cirurgias eletivas, sendo 864 no primeiro quadrimestre do ano (janeiro a abril) e 1.725 no segundo (maio a agosto).
“A equipe está mobilizada em prol da saúde da população e temos o compromisso de avançar nos atendimentos aos pacientes que aguardam por esses procedimentos. Nosso entendimento é da necessidade de diminuir o tempo de espera para as consultas e cirurgias. Por isso estamos nos mobilizando, com o auxílio dos prestadores, para que isso ocorra, pois haviam pacientes na fila de algumas especialidades desde 2018”, destaca a secretaria de Saúde Valdilene Rocha.
A previsão, até o fim de 2023, é de que sejam realizados no município, mais de 60 mil exames e 37 mil consultas do agendamento eletrônico, de diversas especialidades.