Programa Mais Pecuária já tem 146 animais nascidos em Uberaba

Compartilhe este post

O programa Mais Pecuária Brasil, uma parceria entre a Prefeitura de Uberaba e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer), registrou, em maio, 146 animais nascidos, resultantes de melhoramento genético no Município.
O programa, lançado em fevereiro de 2022, é desenvolvido por equipe da Secretaria do Agronegócio (Sagri) e um coordenador técnico da Conafer. Os sêmens são fornecidos pela Alta Genetics do Brasil, líder mundial em genética bovina e parceira do programa.
Em 15 meses de atividades em Uberaba, relata boletim da Sagri, foram avaliados 799 animais e protocolados 695. Desse total, 293 vacas ficaram prenhas, com aproveitamento, médio, de 50% das inseminações. Além disto, até agora, nasceram 146 bezerras e bezerros, crias do programa no município, contemplando cerca de 40 pequenos produtores.
Um dos beneficiados, a produtora Luciana Leite Guimarães Santos, já conta com cinco animais do programa. “Foi a melhor coisa que a Prefeitura ofertou ao pequeno pecuarista nos últimos tempos. Afinal, a gente consegue a melhoria genética do nosso rebanho sem custo nenhum. Pelo contrário, teríamos que gastar com protocolos, remédios, sêmens e, principalmente, consultas. Só na minha pequena propriedade foram oito visitas”, enfatizou. A produtora destacou que a bezerra que nasce, com boi da Alta Genetics, é garantia de melhora do rebanho e da produção leiteira, que é seu foco.
O zootecnista Renato Teles, da Conafer, entende que os números do primeiro ano em Uberaba são bastante satisfatórios. “Além disto, com os produtores bem orientados pela equipe da Secretaria do Agronegócio, a tendência é de deslanchar neste segundo ano do programa no município”, disse.
O diretor de Produção Agropecuária da Sagri, Luís Felipe Leite Sabino de Oliveira, também entende que o período de aprendizagem passou e, agora, é avançar nos resultados. Ele ressaltou que a Sagri vai intensificar as informações do programa, inclusive, a Pasta estará com um estande no Encontro de Bons Negócios da Certrim, de 24 a 26 maio, orientando o pequeno produtor como proceder para ingressar no “Mais Pecuária” e obter a melhoria genética do seu rebanho, gratuitamente.

Confira outras notícias: