Previous
Next

Projeto da Sagri aponta que chuvas em Uberaba estão bem abaixo do esperado

Compartilhe este post

Em novembro, segundo informação do boletim de Precipitação Meteorológica da Secretaria do Agronegócio (Sagri), choveu 41,89% a menos do que a média histórica do período.
Desde a terça-feira, 12, o boletim está à disposição da população no site da Prefeitura de Uberaba, pagina da Sagri.
No mês passado, apontou ele, choveu 118,20 milímetros no Município. O total representa apenas 58,11% da média histórica verificada em novembro na região, que é de 203,40 milímetros. O que demonstra que em Uberaba as chuvas no período foram quase 42% a menos do que a média histórica.
Das 27 estações monitoradas pela Secretaria do Agronegócio, apenas uma, na região de Itiguapira, superou a média com 205 milímetros. As demais ficaram todas abaixo, sendo que o menor índice de precipitação foi registrado na região Santa Gertrudes, divisa com Veríssimo. Lá choveu apenas 74 milímetros em novembro.
Para o próximo trimestre, segundo o chefe da Seção de Desenvolvimento Rural da Sagri, professor Matheus Alves, são esperados 838,60 milímetros de precipitações no município. A expectativa, relatou, é de que em dezembro chova 282,20 milímetros, em janeiro – 328,20 e em fevereiro – 228,20 milímetros.
Até o dia 11 de dezembro, contou ele, choveu somente 54,6 milímetros, o que representa apenas 19,34% dos 282,20 previstos para o período.
O geógrafo da Sagri ressaltou que as chuvas do momento apresentam características típicas de influência do fenômeno El Niño. As previsões meteorológicas para o período, afirmou Matheus, também incluem ondas fortíssimas de calor e tempestades.
O Projeto de Precipitação Meteorológica da Sagri tem parceria com as usinas Uberaba, Vale do Tijuco e Delta Sucroenergia.

Confira outras notícias: